Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Para ir muito além do senso comum
conteúdo

Notícias

Para ir muito além do senso comum

Projetos de Extensão incentivam pensamento crítico da comunidade acadêmica

publicado: 21/12/2016 15h17, última modificação: 26/03/2024 15h25

Melhorar o senso crítico dos alunos, proporcionar novas experiências acadêmicas, quebrar preconceitos além de despertar nos estudantes e na comunidade o interesse por temas que perpassem o conhecimento da sala de aula são alguns dos objetivos dos projetos de extensão do IFMG. Diversos espaços – da blogosfera ao cinema – são explorados nessa empreitada. Confira, a seguir, alguns exemplos.

No campus Formiga, uma iniciativa tem se destacado por abordar temas atuais e polêmicos com a comunidade acadêmica e externa, o “Momento Opina”. Por meio de enquete eletrônica, os temas dos debates são definidos e os coordenadores do projeto recebem sugestões dos alunos para escolherem os especialistas que participarão do projeto. “O projeto permite que os estudantes discutam temas que não são comuns em sala de aula e isso faz com que eles desenvolvam o pensamento crítico” afirma a assistente social do IFMG e colaboradora do projeto, Ana Arantes.

Em Ouro Branco, vem fazendo sucesso entre alunos e professores é o blog “Viramundos” que tem como objetivo estimular o debate e o gosto pela leitura de temas considerados atuais, com vistas a sua dimensão histórica. O blog já alcançou popularidade: segundo coordenador Rodolpho dos Santos destaca que “em um ano, o blog ultrapassou dez mil acessos.

Já no campus Conselheiro Lafaiete, a sétima arte dá forma ao debate no CineIFMG.  Criado para despertar o olhar crítico dos alunos e comunidade para problemas sociais, econômicos e ambientais presentes na vida da comunidade, no projeto são apresentadas produções cinematográficas nacionais, seguidas de um debate com especialistas convidados para discutir as temáticas dos filmes.

“As sessões de cinema dentro da escola são muito importantes, pois promovem a conscientização dos estudantes e levam informações de extrema relevância, que auxiliam na minha formação e também nas dos demais alunos” afirma a estudante Fernanda Magalhães.

registrado em: