Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Núcleo de Pesquisa e Práticas em Educação se reúne em Neves

Núcleo de Pesquisa e Práticas em Educação se reúne em Neves

publicado: 29/06/2016 15h58, última modificação: 07/03/2024 18h53

No dia 8 de junho, o Campus Ribeirão das Neves promoveu o VII Encontro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Práticas em Educação do IFMG (Nippe). O grupo, que se reúne a cada dois meses, promove um espaço para discussão da prática cotidiana no Instituto a fim de encontrar alternativas para os desafios, além de estreitar as relações entre os diferentes campi.

A reunião ocorreu ao longo de todo o dia, com foco em três temas: institucionalização do Núcleo, minuta do regimento de graduação e evasão e permanência. “O encontro foi ótimo porque, como os demais, vem contribuindo para o fortalecimento político-pedagógico do IFMG e proporcionando o diálogo e a formação de servidores dos diversos campi”, avalia a 1ª secretária do Nippe e um dos organizadores deste sétimo encontro, Vanessa Ferreira da Silva.

Vanessa detalhou alguns dos pontos abordados durante a reunião. A institucionalização, segundo ela, visa a formalização do Núcleo por um documento legal (uma portaria, por exemplo) que vincule, oficialmente, o Nippe ao IFMG.

Para tratar do tema “evasão”, foi convidada a professora Paula Nogueira Sales, da UFMG. Ela apresentou parte de sua pesquisa de doutorado e suas escolhas metodológicas, além de dados referentes a  alunos que concluíram ou abandonaram os cursos técnicos do IFMG entre 2006 e 2010. Em seguida, as servidoras do IFMG Talita Valadares (Ouro Preto) e Talitha Araújo Santos (Congonhas) apresentaram estudos relacionados ao tema. Após as apresentações, o grupo refletiu sobre a necessidade de um monitoramento da evasão no Instituto, voltado para a organização da gestão da permanência e com a assessoria do grupo de estudos ao qual a professora Paula é vinculada.