Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota do Instituto Federal de Minas Gerais sobre levantamento do TCU

Nota do Instituto Federal de Minas Gerais sobre levantamento do TCU

publicado: 23/11/2018 14h58, última modificação: 20/03/2024 08h54

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais  participa da pesquisa institucional realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2014. Os resultados apontados têm contribuído para melhoria da Governança do IFMG, que adotou as ações a saber, desde 2016:

1.            Transparência - Implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

2.            Auditoria Interna - Redução em mais de 90% das recomendações apontadas pela Controladoria Geral da União (CGU), desde 2010.

3.            Normatização - Regulamentação dos processos administrativos, de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do IFMG, por meio de portarias do reitor e/ou resoluções do Conselho Superior.

4.            Transparência -  Implantação da área Ouvidoria Geral na reitoria e Ouvidorias Locais nos campi.

5.            Gestão de Riscos e Controle Interno - Implantação da área de Corregedoria, na Reitoria.

6.            Gestão de Riscos e Controle Interno - Capacitação dos servidores sobre o assunto em 2017.

Cumpre ressaltar que o ano base do relatório do TCU é 2017, cujas informações prestadas referem-se ao segundo semestre de 2016 e primeiro semestre de 2017. Apesar do índice apontado, nos últimos anos não foi constatado por auditorias da CGU casos de fraude ou corrupção no IFMG.

Tão logo o TCU publique o relatório em seu inteiro teor, o IFMG fará análise detalhada dos dados e continuará procurando soluções para melhorar seu desempenho na governança.

registrado em: , ,