Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota pública da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação
conteúdo

Notícias

Nota pública da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

publicado: 28/09/2021 15h17, última modificação: 13/03/2024 11h26

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós Graduação (PRPPG) do IFMG vem acompanhando com preocupação os acontecimentos recentes envolvendo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), notadamente: i) a recente recomposição do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior pelas Portarias 146/2021 e 150/2021 e, ii) a suspensão dos processos de avaliação pela Justiça Federal, em atendimento a ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal. O cenário atual traz uma série de incertezas aos cursos de pós-graduação, incluindo os quatro programas de mestrado do IFMG, dada a suspensão do Calendário de Avaliações, que demanda um planejamento intenso e complexo por parte das coordenações, secretarias e docentes. 

Como associados do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), subscrevemos a manifestação dessa entidade na Nota 05-2021, reconhecendo o trabalho sério que vem sendo desenvolvido no âmbito do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). A excelência dos processos de avaliação certamente depende da construção coletiva com a comunidade científica brasileira, que tem papel decisivo no crescimento e fortalecimento da Pós-Graduação e da Pesquisa em nosso país. 

Reiteramos nossa confiança no sistema de avaliação da Capes, esperando a retomada imediata dos processos de avaliação. A PRPPG mantém canal de comunicação constante com todos os coordenadores de curso e manterá a comunidade informada sobre novos desdobramentos envolvendo o SNPG.

Belo Horizonte, 27/09/2021