Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nova diretoria do Conif toma posse em Brasília
conteúdo

Notícias

Nova diretoria do Conif toma posse em Brasília

Reitor do Instituto Federal do Espírito Santo é o novo presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
publicado: 20/02/2020 15h43, última modificação: 20/02/2020 15h43

Com vasta experiência na Rede Federal, o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir José Pela, foi empossado no cargo de presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) na terça-feira, 18 de fevereiro, em Brasília. Em seu discurso, Jadir afirmou que a Diretoria Executiva Gestão 2020 vai trabalhar pela consolidação da rede e estará mobilizada para enfrentar o atual cenário, que é de novos desafios, principalmente, no que diz respeito à Medida Provisória (MP) nº 914/2019, que trata da escolha de dirigentes de instituições federais de ensino.

“Nos empenharemos para manter os avanços que conseguimos nos últimos 110 anos amparados na lei de criação dos institutos federais (Lei nº 11.892/2008). Defenderemos os interesses das nossas instituições sempre com base no diálogo, pois somos os responsáveis por formar cidadãos e contribuir com o desenvolvimento da educação no país”, afirmou.

Tomaram posse como vice-presidentes: o reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Paulo Henrique Gomes de Lima (Administrativo); a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes (Assuntos Acadêmicos); a reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos (Relações Parlamentares); e o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Willian Silva de Paula (Relações Institucionais). Destaque para o fato de que pela primeira vez, a Diretoria terá duas mulheres em sua composição.

No mesmo ato, assumiram os novos titulares do Conselho Fiscal. São membros titulares os reitores dos Institutos Federais Baiano (IF Baiano), Aécio José Araújo Passos Duarte; do Paraná (IFPR), Odacir Antonio Zanatta; e de Roraima (IFRR), Sandra Mara Botelho. Os membros suplentes são os reitores dos Institutos Federais do Pará (IFPA), Claudio Alex Jorge da Rocha; do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Xandro Heck; e de São Paulo (IFSP), Eduardo Antônio Modena.

Cerimônia

A solenidade, transmitida ao vivo pelo Facebook e traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), contou com a presença de reitores, diretores e servidores das instituições da Rede Federal, dirigentes do Ministério da Educação (MEC), além de parlamentares, representantes de embaixadas e parceiros nacionais e internacionais.

Encerrando o mandato, o reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues da Silva, agradeceu o trabalho dos integrantes da Diretoria de 2019, a confiança dos conselheiros e conselheiras e o apoio dos funcionários do Conselho.

“O Conif é indispensável para o desenvolvimento da educação profissional no Brasil. Todos os membros desse colegiado estão voltados para o debate e a defesa da educação pública, gratuita e socialmente referenciada. Muito fizemos, mas há muito a ser feito”, declarou.

Na cerimônia, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, Ariosto Antunes Culau, ressaltou a importante representatividade do Conif na esfera educacional e também o empenho de seus membros na construção de soluções. “É preciso ampliar nossos laços para fortalecer a Rede Federal. Entendo ser primordial estruturarmos uma agenda comum neste ano para o enfrentamento dos desafios”, completou.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação/Conif