Você está aqui: Página Inicial > Notícias > "O Modo Artesanal de Fazer Queijo Minas" é tema de exposição em BH
conteúdo

Notícias

"O Modo Artesanal de Fazer Queijo Minas" é tema de exposição em BH

publicado: 12/03/2019 08h44, última modificação: 19/03/2024 14h35

A Advocacia Geral da União abre nesta quarta-feira, 13 de março a exposição fotográfica “O Modo Artesanal de Fazer Queijo Minas”. Organizada em parceria com o professor do IFMG, Jonas Guimarães, do Campus Bambuí, a exposição retrata o modo artesanal de fazer queijo, um saber tradicional e um traço marcante da identidade cultural das famílias de produtores rurais de Minas Gerais.

Serro, Canastra, Serra do Salitre, Alto Paranaíba (Cerrado mineiro), Araxá, serras do Sul de Minas, Campo das Vertentes... cada uma dessas regiões desenvolveu um modo próprio de fazer, que definem o sabor do queijo e a identidade do mineiro.

O queijo elaborado de leite cru é produto de uma tradição familiar de economia local, uma atividade fundamental associada aos fazeres típicos da fazenda mineira.

Reconhecendo o significado cultural e socioeconômico dessas práticas tradicionais, em 2008 o IPHAN registrou o “Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas, no Serro, nas serras da Canastra e do Salitre e no Alto Paranaíba” como Patrimônio Cultural do Brasil.

A presente exposição trata de divulgar as razões que levaram ao reconhecimento desse saber fazer tradicional como patrimônio cultural brasileiro, buscando contribuir para sua preservação.

Além de ser um dos elementos do Programa de Salvaguarda do Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas na região do Serro, serra da Canastra, do Salitre e Alto Paranaíba.

Foi concebida por uma equipe de especialistas que realizaram trabalho de campo nas diversas regiões e para ampla divulgação programaram a exposição que deverá itinerar por diversas Prefeituras, sempre com um trabalho de educação patrimonial com o público jovem e promovendo a mobilização dos produtores locais.


Abertura – dia 13/03/2019 – quarta-feira

Horário: 15h

Local: Espaço Cultural Yara Tupynambá da AGU em Minas Gerais

Rua Santa Catarina, 480 – Pilotis – Lourdes – Belo Horizonte/MG

Visitação: 13 de março a  30 de abril de 2019

De segunda a sexta-feira de 9h às 18h

Curadoria - Ana Cláudia Lima e Alves

registrado em: ,