Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parceria entre instituições promove capacitação nas áreas de gestão de pessoas e finanças

Curso proporcionou aos profissionais atualização dos conhecimentos sobre novas regulamentações fiscais e modernização da gestão tributária.
publicado: 24/09/2024 07h15, última modificação: 24/09/2024 07h15

A parceria entre o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), CEFET-MG, Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e a Polícia Federal possibilitou que servidores destas instituições participassem, entre os dias 3 e 5 de julho, do curso "EFD-Reinf novos eventos da série R4000, eSocial com DCTFWeb e Regulamentações Avançadas". A capacitação foi realizada no Campus Nova Suíça (CEFET-MG).

O curso teve como objetivo capacitar profissionais das áreas de gestão de pessoas, contabilidade e finanças dessas instituições para garantir o cumprimento da nova legislação tributária, com destaque para as retenções na fonte. Entre os tópicos abordados, estavam o envio das Novas Escriturações Fiscais Digitais (EFD-Reinf, eSocial e DCTFWeb), a transmissão no ambiente e-CAC da Receita Federal e a emissão da DARF-Previdenciário, além das funcionalidades vinculadas ao PERDCOMPWeb, ferramenta essencial para a regularização de pendências e a obtenção de certidões negativas.

Sobre a EFD-Reinf

A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e é utilizado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. Junto com o eSocial e a DCTFWeb, o EFD-Reinf tem como objetivo substituir a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP) e a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF). Informações trabalhistas serão enviadas via eSocial, enquanto os dados tributários serão declarados na EFD-Reinf, modernizando o processo de envio dessas obrigações.

Imagem: Secretaria de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG