Notícias
Pesquisa com fertilizante biológico é incluída em publicação internacional
O professor do Mestrado em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental do IFMG, Neimar de Freitas Duarte, juntamente com outros pesquisadores do Brasil, publicaram um capítulo no livro “New and Future Developments in Microbial Biotechnology and Bioengineering: Sustainable Agriculture: Microorganisms as Biostimulants”. A publicação fornece uma visão abrangente de diferentes microrganismos importantes para a agricultura e seu papel como bioestimulantes de plantas, com potencial de promover o seu crescimento, manejo de doenças, aquisição de nutrientes e manejo da saúde do solo.
O capítulo publicado pela equipe de pesquisadores, intitulado “Phosphate solubilization by microorganisms”, traz informações sobre microrganismos solubilizadores de fosfato, que têm sido formulados como biofertilizantes e aplicados para promover o crescimento das plantas. O grupo de pesquisa desenvolveu um produto que combina sustentabilidade e produtividade por ser biológico, produzido a partir de duas bactérias identificadas no solo e a outra no milho, que pode aumentar a absorção de fósforo pelas plantas, o que pode alterar a situação de alta dependência brasileira da marca internacional de fertilizantes.
Com o objetivo de atender a demanda do setor agropecuário nacional por produtos capazes de aumentar a disponibilidade de fósforo, a pesquisa liderada pela Embrapa Milho e Sorgo realizou uma triagem em larga escala em sua coleção de microrganismos para identificar os isolados com maior eficiência na solubilização de nutriente. Apresentando uma coleção abrangente de informações, o livro será importante para estudantes, acadêmicos e pesquisadores que trabalham no campo da agricultura sustentável, tecnologia microbiana. Também será útil para os formuladores de políticas na área de segurança alimentar e agricultura sustentável.
A publicação está disponível na internet, em inglês.
Fonte: Coordenação do Mestrado em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental