Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa de Valadares contribui para análise do índice de desenvolvimento humano no Vale do Mucuri
conteúdo

Notícias

Pesquisa de Valadares contribui para análise do índice de desenvolvimento humano no Vale do Mucuri

publicado: 01/08/2017 00h00, última modificação: 25/03/2024 13h05

6ea25f84-567b-46a3-a3de-d7f2a0d2aec5.jpegPor meio de técnicas da estatística espacial descritiva foi possível comparar a distribuição da variável do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) entre os municípios da mesorregião do Vale do Mucuri nos anos 1991, 2000 e 2010. A partir das análises, verificou-se que os centros médios do IDHM pouco se deslocaram e ainda que a distância padrão apresenta uma fraca tendência de concentração do IDHM entre os municípios da mesorregião do Vale do Mucuri, posto que, apenas os municípios de Teófilo Otoni e Nanuque possuem um IDHM alto, ficando os demais numa faixa de baixo a médio.

Essas foram as conclusões de um estudo desenvolvido pela doutoranda Daniela Cunha, professora da área de Geografia do Campus Governador Valadares, sob a orientação do professor Dr. Leônidas Conceição Barroso. O trabalho obteve destaque na Décima Sexta Conferencia Iberoamericana em Sistemas, Cibernética e Informática: CISCI 2017, realizada entre os dias 8 e 11 de julho, na cidade de Orlando, Florida/EUA.

e3b32982-107d-47ea-9c54-fc5f0dc870cb.jpegO artigo foi aprovado por unanimidade por cinco avaliadores externos ainda obteve cinco indicações de apresentação dos pares da sessão temática. Tal fato foi motivo de elogios do Prof. PhD Nagib Callaos, presidente da conferência, e resultou em convite para que também fosse para a plenária do evento. A apresentação pública ficou a cargo do Prof. Leônidas, pois Profª Daniela não pôde comparecer ao encontro.

A autora da pesquisa esclarece que a aplicação da estatística espacial descritiva em estudos geográficos tem importância para a problematização e levantamento de hipóteses relacionadas ao estudo da distribuição espacial de determinadas variáveis. “Com essa técnica torna-se possível visualizar e compreender a distribuição dos dados em determinado espaço, tal como realizar a comparação entre as variáveis podendo, assim, examinar evidências de determinado arranjo espacial”, afirma Daniela. Os dados da pesquisa foram obtidos no Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil (2013) e tratados com o software ArcGIS 10.4TM.

“Sugere-se que trabalhos futuros sejam realizados sobre a mesorregião com a finalidade de tratar um número maior de variáveis e, consequentemente suas distribuições a fim de se obter análises espaciais que contemplem de forma mais fidedigna e completa a realidade regional”, conclui a pesquisadora.

Para quem desejar conhecer mais sobre o trabalho poderá em breve acessar os Anais do CISCI pelo site www.iiis2017.org/cisci.

Fonte: (Comunicação Campus Governador Valadares)