Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Plataforma +IFMG oferta cursos gratuitos na área de patrimônio e história
conteúdo

Notícias

Plataforma +IFMG oferta cursos gratuitos na área de patrimônio e história

Confira três opções de capacitação on-line sobre história da ciência e método científico, história da Educação Profissional Tecnológica e curso sobre patrimônio histórico brasileiro.
publicado: 13/03/2023 08h00, última modificação: 06/03/2023 16h15

A Plataforma +IFMG oferta gratuitamente três cursos para aqueles interessados em conhecer mais sobre o modelo e a trajetória da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e, também, sobre os princípios do patrimônio histórico, artístico e cultural brasileiro. Os cursos disponíveis são: “Educação Profissional e Tecnológica: história, conceitos e práticas”; “Princípios do Patrimônio Histórico e Cultural”; “História das Ciências e o Método Científico: bases para a Educação Científica''. 

Cada curso tem carga horária de 30 horas, não há pré-requisitos para se inscrever e ainda garante certificação na conclusão. O conteúdo programático também pode ser consultado na plataforma, na seção Cultura. 

Educação Profissional e Tecnológica: história, conceitos e práticas | clique aqui

Este curso foca nos usuários que desejam aprender os conceitos sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a história do modelo educacional no Brasil e os papéis dos Institutos Federais. O conteúdo programático aborda temas como: bases teóricas em que se assenta a relação entre o modelo de trabalho de um determinado contexto social e as implicações para a estrutura educacional; conceitos e teorias que permeiam e definem a ideia de EPT; análise da história da EPT no Brasil; o papel e função dos Institutos Federais.

Princípios do Patrimônio Histórico e Cultural | clique aqui

O objetivo do curso é auxiliar a comunidade na compreensão dos princípios do patrimônio histórico, artístico e cultural. Durante as aulas, serão analisados os princípios do patrimônio histórico e cultural e suas aplicações no Brasil. O curso abordará a história de Minas Gerais e os bens edificados da região do Alto Paraopeba, além de discussões sobre a possibilidade de desenvolvimento social da preservação patrimonial histórico-cultural. 

História das Ciências e o Método Científico: bases para a Educação Científica | clique aqui

Visa promover a educação científica e preparar os cursistas para entender o mundo em que vivem e como a ciência permitiu seus avanços. Durante as aulas, serão analisadas a história da humanidade, as primeiras revoluções científicas humanas, autores e a construção da ciência na antiguidade, idade média e moderna, métodos científicos da contemporaneidade, difusão da ciência para o entendimento dos termos e aceitação/entendimento social da ciência . 

O que é a plataforma +IFMG?

É um ambiente de capacitação profissional a distância, com mais de 36 mil pessoas cadastradas de todos os estados do Brasil. Com a finalidade de incentivar a qualificação do público externo e o aperfeiçoamento da expertise institucional em EaD, atualmente a plataforma conta cerca de 120 cursos em oferta, nas mais diversas áreas.

Conheça a plataforma e inscreva-se!

registrado em: