Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Porque dois e dois são quatro!?

Porque dois e dois são quatro!?

Atividades relacionadas à matemática marcam Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no IFMG
publicado: 07/11/2017 08h18, última modificação: 13/11/2017 06h05

snct-betim2(1).png

A 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia se encerrou em todos os campi do IFMG. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a matemática e explorar a ciência de forma mais aprofundada, além de expor trabalhos relacionados à área.

As atividades da Semana ocorrem sempre no mês de outubro e são coordenadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

No Campus Betim, a Semana contou com a realização da I Mostra de Trabalhos, na qual alunos apresentaram projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no próprio campus.

Os eventos da SNCT no Campus Conselheiro Lafaiete foram um pouco diferentes. Somente no dia 19 de outubro, o campus realizou palestras, mesas redondas, além da exposição de trabalhos de pesquisa e extensão ligados à matemática.

Em Ipatinga, as atividades também foram concluídas com sucesso. No evento, ocorreram minicursos e palestras, como a do prof. Walter Sérvulo Araújo Rangel, que explicou as possibilidades de relacionar a Matemática com experiências cotidianas. Além disso, os alunos assistiram à mostra de vídeos “A Matemática está em tudo” e participaram de atividades de lógica.

No Campus Avançado Piumhi, além das palestras e minicursos, a SNCT também contou com a exposição de pôsteres e vídeos que tinham relação, direta e indireta, com o tema da Semana. Além disso, a comunidade local também pode participar do evento com oficinas que demonstravam o uso da matemática no cotidiano, como no processo de fabricação de pipas e na criação de embalagens.

ed5244a9-1506-403e-b65f-371de1207986.jpeg

A programação do Campus Sabará contou com a parceria realizada com a Escola Estadual Dona Bilu Figueiredo, que possibilitou a interação da instituição com a comunidade. Além das palestras e minicursos, a SNCT em Sabará realizou também a VI Feira de Empreendedorismo, a II Mostra Tecnológica e a Feira Gastronômica.

Já no Campus São João Evangelista, logo na abertura da SNCT, os alunos puderam participar de apresentações musicais, comandados pelos próprios alunos e professores do campus. A programação incluía palestras e minicursos, além da Feira de Ciências, que atraiu estudantes das escolas de São João Evangelista e de cidades vizinhas. Os trabalhos foram apresentados pelos estudantes e avaliados pelos professores e técnicos administrativos.

3d87ba73-ce7c-47a2-b602-64f587f3cc82.jpeg