Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proex inicia preparação para oferta do curso 'Pré-IFMG' na modalidade EaD

Proex inicia preparação para oferta do curso 'Pré-IFMG' na modalidade EaD

Desenvolvida em parceria com Pró-reitoria de Ensino, iniciativa vai dar oportunidade gratuita a estudantes do Ensino Fundamental de se prepararem para o processo seletivo dos cursos técnicos.
publicado: 02/07/2020 16h05, última modificação: 16/03/2024 09h12

Com o propósito de ofertar um curso preparatório para o ingresso de candidatos nos cursos técnicos do IFMG, a Pró-reitoria de Extensão iniciou o desenvolvimento do “Pré-IFMG”. A novidade desta ação, que já acontece em alguns campi, fica por conta da modalidade na qual será oferecida: pela primeira vez, os estudantes terão a opção de estudar online, já que, quando estiver pronto, o curso vai ser disponibilizado gratuitamente na plataforma +IFMG, dedicada ao Ensino a Distância (EaD).

As regras para selecionar servidores que vão atuar nesta iniciativa foram publicadas nesta quarta-feira, 1º de julho. Conforme o edital nº 28/2020, os selecionados deverão elaborar conteúdos nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Eles serão responsáveis pela análise das avaliações aplicadas nos três últimos processos seletivos do IFMG e pela indicação dos conteúdos essenciais ao ingresso dos estudantes nos cursos técnicos (integrados, concomitantes e subsequentes). Os materiais serão disponibilizados online em vídeo e cadernos didáticos. O curso será composto por uma carga horária total de 240 horas, além de quatro simulados.

O material didático deverá ser elaborado com atividades compatíveis com o ensino a distância; ser auto explicativo, de modo que o aluno se desenvolva com autonomia, mesmo sem a presença do tutor; possuir fluxo contínuo, permitindo a gestão do tempo pelo próprio cursista; ser construído no ambiente Moodle da plataforma +IFMG. Todo o conteúdo ficará sujeito a detalhada revisão e sugestão de melhorias pelas Pró-reitorias de Extensão e de Ensino.

Serão distribuídas 18 bolsas entre os selecionados. Cada bolsista fará jus à percepção do valor de R$ 3.300, pago em três vezes. Somente servidores do IFMG, docentes ou técnicos administrativos (desde que tenham formação na área para a qual concorrerem), poderão participar da seleção. Os prazos e regras serão dispostos em edital complementar, a ser divulgado em breve.

Leia o edital nº 28/2020

registrado em: ,