Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ProfEPT promove encontro virtual sobre história da EPT e possibilidades de pesquisa

publicado: 29/05/2020 12h00, última modificação: 16/03/2024 09h37

O ProfEPT - Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFMG promove encontro virtual com o Professor Pablo Menezes e Oliveira do Campus Ouro Branco, no dia 29 de maio, terça-feira, às 14 horas. O tema abordado será "História da EPT e os Institutos Federais: Discussões iniciais e possibilidades de pesquisa."

Clique aqui para acessar o Encontro Virtual através da plataforma Google Meet : meet.google.com/cbf-xemg-zaj

Esta seção tem por objetivo apresentar o panorama geral da História da Educação, com especial atenção para os Institutos Federais. Na oportunidade, falaremos sobre as questões centrais na pesquisa em História da Educação, História da EPT e História dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Ao final, apresentaremos algumas possibilidades de pesquisa na História da EPT.

Pablo Menezes e Oliveira: Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), Mestre em História pela mesma Universidade (2005), e graduado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002). Foi professor substituto do Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto entre os anos de 2011 e 2013, lecionando nos cursos de História, Museologia e Turismo. Trabalhou na Faculdade Santa Rita (Conselheiro Lafaiete/MG), como professor das disciplinas relativas às Ciências Humanas, e coordenador do curso de graduação em Geografia, entre 2009 e 2014. Foi professor do Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell (Virginópolis/MG), entre os anos de 2004 e 2009, onde lecionou no curso de graduação em História e coordenou o Programa de Pós-Graduação em História Regional entre março de 2007 e março de 2008. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, bem como tem experiência na área de organização e análise de acervos documentais e Patrimônio Histórico. Os temas mais comuns em seus trabalhos são: vilas, casas de câmara, poder, economia, Minas Gerais, século XVIII, Cultura Política. Foi um dos organizadores do livro "As Minas e o Império: dinâmicas locais e projetos coloniais portugueses" (Editora Fino Traço, 2013). Atualmente é professor do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Branco, atuando como professor de História, e como professor do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

(Fonte: Comunicação / Campus Ouro Preto)