Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor de História do Campus Betim lança livro sobre a Ditadura Militar
conteúdo

Notícias

Professor de História do Campus Betim lança livro sobre a Ditadura Militar

publicado: 11/10/2017 00h00, última modificação: 25/03/2024 12h20

921ee35b-78e0-4b1e-8025-9aa1fffb2344.jpegA ditadura ainda é um tema muito recorrente em nosso tempo presente, seja nas lembranças de quem viveu o período ou também no senso comum. Alguns se recordam da violência política dos militares, enquanto outros destacam as obras do "Brasil grande" da ditadura. Nesse contexto, o professor de História do Campus Betim, Gabriel Amato, juntamente com Carolina Dellamore, vinculados ao Núcleo de História Oral da UFMG, e Natália Batista, doutoranda em História Social na USP, organizaram recentemente o livro “A ditadura aconteceu aqui: a história oral e as memórias do regime militar brasileiro”.

De acordo com o professor Gabriel: “Os historiadores, a partir dos métodos próprio da historiografia, tem muito a contribuir nesse debate. Por isso, a proposta do livro é a de historicizar as memórias da ditadura, isto é, as maneiras que quem viveu as décadas de 1960 a 80 encontraram para lembrar esse tempo. Não para dizer se essas memórias sociais são "verdade" ou "mentira", mas para compreender criticamente como elas configuram nosso presente”.

Em consonância com o lançamento do livro, Gabriel e as professoras Martha Rebelatto, Paula Elise e Rosalba Lopes estão implementando o Núcleo de História Oral especializado na temática dos Mundos do Trabalho no Campus Betim. “A proposta é produzir conhecimento histórico sobre as e em diálogo com as memórias dos trabalhadores da cidade de Betim. Nesse processo, pretendemos estabelecer contatos com associações de bairro, sindicatos, museus, empresas e outras instituições da cidade”, destaca Gabriel.

O lançamento do livro aconteceu no dia 27 de setembro na UFMG e no último dia 29 em uma livraria de Belo Horizonte.

 

Fonte: (Comunicação Campus Betim)