Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Bambuí apresenta trabalho no Simpósio Brasileiro de Banco de Dados

publicado: 22/10/2017 23h00, última modificação: 25/03/2024 12h14

20171002_150304_HDR_1.jpgEntre os dias 2 a 5 de outubro de 2017, a cidade de Uberlândia-MG sediou o 32º Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados (SBBD), que é a maior conferência nacional na área de Bancos de Dados e, na edição de 2017, os organizadores promoveram também um novo evento dentro do SBBD, o Dataset Showcase Workshop (DSW), no qual o Prof. Marcos Ribeiro, do Campus Bambuí, apresentou um trabalho.

O foco do SBBD DSW é a criação de bases de dados públicas que possam ser usadas em experimentos científicos. O trabalho do Prof. Marcos Ribeiro consistiu em criar uma base de dados com as jogadas realizadas em todas as partidas da Copa do Mundo de Futebol de 2014, chamada de Soccer2014DS. A base de dados Soccer2014DS pode ser utilizada em diversos tipos de pesquisa como mineração de dados, análise esportiva e processamento de consultas contínuas.

Além das jogadas realizadas, a base de dados Soccer2014DS possui também dados sobre os jogadores, times e locais das partidas. Para obter todas estas informações, o Prof. Marcos Ribeiro desenvolveu um software que extraiu os dados de páginas da Internet. O profesor salientou que a base de dados Soccer2014DS foi utilizada em diversos experimentos sobre avaliação de consultas contendo preferências, sendo que alguns destes experimentos já resultaram em publicações em outras conferências.

Além do Prof. Marcos Ribeiro, as Professoras Maria Camila N. Barioni e Sandra de Amo da Universidade Federal de Uberlândia e os Professores Claudia Roncancio e Cyril Labbé da Université Grenoble Alpes colaboraram com o estudo e assinam a autoria do artigo.

Fonte: (Comunicação Campus Bambuí)