Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Ouro Branco é premiado na Edutainment 2019

Professor do Campus Ouro Branco é premiado na Edutainment 2019

publicado: 06/09/2019 13h04, última modificação: 19/03/2024 07h37

A pesquisa “Um método de aprendizagem colaborativa baseada em jogos digitais para melhorar as habilidades de pensamento computacional”, do professor de Computação Ângelo Magno de Jesus, Campus Ouro Branco, rendeu-lhe premiação na 13ª edição da International Conference on E-learning and Games. A Edutainment ocorreu em Cali, na Colômbia, e é um dos maiores eventos sobre educação e entretenimento. O projeto é orientado pelo professor Ismar Frango, do programa de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul do qual Ângelo faz parte.

Premiado na categoria “Melhor Artigo Completo”, o trabalho tem como objetivo propor desenvolvimento de uma estratégia educacional colaborativa em que estudantes aprendem resolução de problemas através de jogos digitais. O projeto é composto por jogos em que os alunos devem propor um algoritmo para resolver uma situação-problema.

Estratégias e soluções

Com base na combinação dos algoritmos e da resolução das situações-problema foi desenvolvido o artigo premiado. A pesquisa foi experimentada por alguns alunos do IFMG e atualmente está sendo aplicada para estudantes de escolas públicas de Ouro Preto na oficina de Desenvolvimento de Jogos. “Estamos observando aumento da capacidade de analisar e quebrar um problema em partes menores para facilitar sua resolução”, conta Ângelo Magno. O professor aponta, ainda, que os alunos estão adquirindo mais conhecimento sobre tecnologia e programação.

Ângelo pretende continuar a aprimorar o método e expandir a aplicação do projeto para os alunos de escolas públicas da região, com intuito de beneficiá-los. Ele tem expectativas de que os estudantes não se limitem apenas ao desenvolvimento de games.Espero que levem as habilidades de resolução de problemas adquiridas para outras disciplinas como Português, Matemática e Ciências”, prevê.