Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Sabará publica livro na área de linguística

Acontece nos Campi

Professor do Campus Sabará publica livro na área de linguística

O livro "Estilos e Discursos: uma contribuição para os estudos da linguagem" já está disponível.
publicado: 21/09/2022 14h31, última modificação: 09/03/2024 08h46

‘Estilos e discursos: uma contribuição para os estudos da linguagem’ é o mais novo livro do professor de Língua Portuguesa, do Campus Sabará, Bruno de Assis Freire de Lima. A obra é em parceria com a supervisora do pós-doutorado da Universidade de Brasília (UnB), Maria Carmen Aires Gomes.

A publicação reúne 10 artigos que abordam estudos sobre os estilos e discursos. Dentre eles: item avaliativo, estilo e oralidade em atividades de livros didáticos de língua portuguesa, estilo dentro de jogos eletrônicos e do gênero romance na literatura. O autor conta que a proposta do livro era juntar vários estudos sobre estilos de abordagens múltiplas. “Cada um desses artigos trata de um tema específico, mas todos eles têm uma questão em comum, que é a questão estilística, a questão do estilo certo”, afirma.

Sobre o desenvolvimento do livro, Bruno Assis falou sobre o processo de captação dos artigos e a participação de docentes de outras instituições. “Tanto eu quanto a professora Maria Carmem fomos lembrando dos colegas que trabalhavam dentro da área da linguística, mas que de certa forma dialogavam com o estilo. E fizemos os convites. Nós queríamos trazer a multiplicidade em relação aos temas, mas também em relação às regiões brasileiras. Trouxemos autores mineiros, cariocas, pernambucanos, catarinenses e mato-grossenses”, ressaltando a participação de professores de todo o país.

Na publicação, Bruno assina o artigo “Uma questão de estilo, considerações sobre o estilo especializado do item de avaliação de múltipla escolha'' que aborda quais os tipos de questões que as provas podem ter, no caso, as questões de múltipla escolha. O autor aproveita para realizar um estudo sobre o estilo desses itens, o que existe ali e o que faz com que o item tenha um estilo próprio.

O livro pode ser adquirido na versão física através do site da Editora Pontes. Clique aqui.

registrado em: