Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores do Campus Bambuí realizam Roteiro Pedológico
conteúdo

Acontece nos Campi

Professores do Campus Bambuí realizam Roteiro Pedológico

Atividade foi desenvolvida em parceria com o grupo de estudos da unidade. Treze estudantes de Agronomia participaram do encontro
publicado: 19/07/2019 19h04, última modificação: 19/03/2024 10h08
Exibir carrossel de imagens Roteiro Pedológico movimentou Campus Bambuí

Roteiro Pedológico movimentou Campus Bambuí

O Campus Bambuí promoveu, no dia 28 de junho, o Primeiro Roteiro Pedológico da unidade. O evento foi uma iniciativa dos professores, Diego Mathias da Silva e Vladimir Silva, em parceria com o Grupo de Estudos em Solos Agrícolas (GESA). A atividade teve por objetivo demonstrar, a estudantes, diversas características do solo da Fazenda Varginha (sede do Campus), além de apresentar técnicas de mapeamento e classificação de solos. 

Por meio de uma abordagem prática, os professores explicaram características relacionadas à aptidão agrícola do solo, além de noções relativas à capacidade do uso da terra para atividades produtivas. Na fazenda, três tipos de solo foram visitados pelo grupo, sendo eles, o Neossolo (solo ainda jovem), Cambissolo (solo incipiente) e Latossolo (solo velho). Segundo os professores, para essa classificação, diversos fatores, como cor, textura, estrutura e consistência da porção de solo, são considerados e os alunos puderam ter contato com instrumentos que facilitam essas análises. 

Na visão dos docentes Diego e Vladimir, a primeira experiência com esse modelo de minicurso contribuiu para uma formação plural dos alunos. “A experiência de campo foi de suma importância na formação dos estudantes e na consolidação da pesquisa, ensino e extensão dentro do campus. Além disso, é muito importante que novas edições do evento ocorram nos próximos anos, possibilitando a participação de todos os interessados”, destacam.