Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores do Campus Formiga participam de capacitação para curso de instalador de sistemas fotovoltaicos
conteúdo

Acontece nos Campi

Professores do Campus Formiga participam de capacitação para curso de instalador de sistemas fotovoltaicos

O curso aconteceu em Poços de Caldas, nos dias 22 e 23 de maio
publicado: 15/06/2023 14h38, última modificação: 07/03/2024 10h24

Os professores Marcus Vinicius Paiva e Renan Souza Moura da área de Engenharia Elétrica, participaram da etapa presencial, no campus Poços de Caldas do IF Sul de Minas, da capacitação de docentes para o curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, realizada entre os meses de abril e maio de 2023, pelo Projeto Profissionais do Futuro.

A etapa teórica envolveu conteúdos relativos a fundamentos da energia solar; célula e módulo fotovoltaico (FV); sistema FV isolado; sistema FV conectado à rede; instalação de SFVCR em telhados e manutenção de sistemas FV. Na parte prática presencial foram efetuadas as práticas isoladas e a montagem e instalação de SFVCR em telhados.

Os professores participantes do curso poderão replicar aos colegas o que foi visto no curso e contam que a próxima etapa é a tentativa de conseguir recursos para a compra dos equipamentos que são necessários para a criação de um laboratório, o que ampliaria as possibilidades de capacitação da comunidade.

Confira o depoimento dos professores sobre o curso

Renan Moura destaca que é importante ofertar cursos na área de energia renovável, pois é um mercado que vem crescendo e o mundo precisa dessas alternativas. Aproveitar energia solar por meio dos sistemas fotovoltaicos tem sido uma aposta mundial, uma forma de gerar energia limpa e desafogar o sistema elétrico. Como exemplo, ele conta que o Campus Poços de Caldas possui um carro elétrico que é abastecido pela energia gerada nos painéis da instituição.

Para Marcus Vinicius, a capacitação nessa área é uma excelente oportunidade para envolver todas as áreas do Campus Formiga, já que o processo de instalação de um sistema de energia renovável abarca diversos momentos como a gestão do negócio, cálculos, tecnologia e a instalação em si.  

O “Profissionais do Futuro: competência para a energia verde” é um projeto de cooperação técnica do Ministério da Educação (MEC) com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ), organização alemã, com o intuito de melhorar a empregabilidade em setores voltados ao desenvolvimento econômico verde do país. E o “EnergIFE” é um programa do MEC com cinco eixos de ações para o desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética nas Instituições Federais de Educação.