Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores do Campus Ouro Branco lançam livros em Portugal

Professores do Campus Ouro Branco lançam livros em Portugal

publicado: 01/12/2017 09h14, última modificação: 25/03/2024 11h38

Os professores de Língua Portuguesa Ana Paula Mendes Alves de Carvalho e Adilson Ribeiro de Oliveira, do Campus Ouro Branco, lançaram livros no VI Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (Simelp), realizado em Santarém, Portugal, entre os dias 24 e 28 de outubro.

As obras recém-publicadas são “Minas de todos os santos: dicionário de topônimos” e “Todo mundo só pensa naquilo: representações como elementos constitutivos de competências de leitura” escritas por Ana Paula e Adilson, respectivamente.

No livro “Minas de todos os santos”, Ana Paula prepara um dicionário de topônimos em que explica a distribuição geográfica, em Minas Gerais, de mais de cinco mil nomes de lugares que foram motivados por santos, santas e invocações a Nossa Senhora – hagiotopônimos –, hábito herdado do povo português.

Portanto, o livro traz mais de 800 verbetes que indicam o tipo de acidente geográfico e o número de ocorrência de cada hagiotopônimo ou, em alguns casos, uma nota informando cada nome que também aparece em mapas dos séculos XVIII e XIX.

Já o livro “Todo mundo só pensa naquilo” apresenta uma abordagem dos complexos processos de produção de sentido na atividade de leitura, procurando articular perspectivas cognitivistas, sociais e interacionistas sobre a compreensão. Com base em estudo de uma atividade de leitura desenvolvida com alunos de ensino médio, o autor defende na obra que as representações sociais atuam como elemento constitutivo de competências de leitura e que, portanto, são importante dispositivo didático e investigativo.

Os dois livros são relacionados a projetos de pesquisa desses professores, que, inclusive, também foram apresentados no Simelp.

O professor Adilson apresentou os trabalhos “Ensino de Língua Portuguesa na formação profissional: letramento entre práticas e representações” e “Letramento, práticas e representações da escrita: subsídios para o professor de Português”, este último como resultado parcial do projeto em desenvolvimento com a participação da bolsista PIBIC Cláudia Costa.

Outro trabalho apresentado no evento foi “A influência da metalurgia na denominação de nomes de ruas no município de Ouro Branco”, realizado pela professora Ana Paula em parceria com o professor da área de metalurgia Carlos Eduardo Reis de Carvalho e os alunos Dérlisson de Oliveira e Nairara Aparecida Martins Garcia. O estudo visa entender como se deu o processo de denominação da toponímia urbana do município.