Notícias
Professores do IFMG firmam acordo com a Universidade de Lisboa em ação de mobilidade internacional
O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), por meio do Programa de Mobilidade Internacional da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), avança em suas ações de internacionalização com a participação de dois professores do campus Ouro Preto em atividades acadêmicas na Universidade de Lisboa, em Portugal.
Desde o início de outubro, os docentes Cecília Andrade e Jairo Rodrigues, ambos do curso de Geografia e vinculados também ao Mestrado em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental e ao ProfGeo, estão em Lisboa desenvolvendo projetos de ensino e pesquisa no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT). A experiência faz parte do Programa de Mobilidade Docente Internacional, que tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento, a troca de experiências pedagógicas e o fortalecimento das parcerias institucionais do IFMG com universidades estrangeiras.
Durante a estadia, os professores participam de atividades voltadas para temas como Ordenamento Territorial, Ensino de Geografia e Cidades Sustentáveis, integrando o projeto internacional “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”, iniciativa que estimula o protagonismo estudantil e a cidadania territorial nas redes pública e privada de ensino.
Como resultado direto dessa imersão acadêmica, foi formalizado um acordo de cooperação entre o IFMG e a Universidade de Lisboa, ampliando as oportunidades de colaboração em pesquisa, formação docente e inovação educacional.
Para o diretor de Relações Internacionais (DRI), Oiti José de Paula, o programa desempenha papel estratégico na consolidação das ações de internacionalização do IFMG e na ampliação das parcerias institucionais. “Os editais publicados pela DRI, dentro do programa Internacionaliza Docentes, além de possibilitar o desenvolvimento de ações específicas e o intercâmbio de conhecimento entre os países, abrem portas também para novos acordos de cooperação entre as instituições e novas possibilidades de parcerias internacionais. Isso é importante para que se crie um ciclo virtuoso e a internacionalização do IFMG ganhe cada vez mais força”, destaca o diretor.
Além das atividades no IGOT, os docentes participaram do Workshop “Plataforma de Dados Abertos e Georreferenciados no Município de Lisboa”, evento promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, por meio do Departamento de Planejamento Urbano – Divisão de Monitoramento, que reuniu pesquisadores e gestores para discutir o uso de dados geoespaciais na gestão territorial.
O intercâmbio dos professores se encerra no final de novembro, marcando o encerramento de uma etapa de cooperação acadêmica e o início de novas possibilidades de projetos conjuntos entre o IFMG e a Universidade de Lisboa.
