Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores e alunos franceses visitam Campus Ouro Preto

Acontece nos Campi

Professores e alunos franceses visitam Campus Ouro Preto

Parceria entre a unidade e a missão francesa prevê intercâmbio técnico, cultural e social. O grupo chega à cidade histórica no dia 3 de julho
publicado: 28/06/2019 18h25, última modificação: 19/03/2024 10h27

Operação BrasilEntre os dias 3 e 23 de julho, o IFMG - Campus Ouro Preto receberá um grupo de professores e alunos de ensino profissional provenientes da França . A visita dá início à parceria firmada entre o curso técnico em Segurança do Trabalho do Campus com a Opération Brésil (“Operação Brasil”, missão voluntária e solidária de professores e alunos franceses no Brasil), que tem como objetivo a troca de experiências por meio do intercâmbio cultural e técnico-científico entre os dois países. O grupo fará uma reforma em uma escola municipal de Ouro Preto e participará, com professores, servidores e alunos do IFMG, de atividades culturais, artísticas e sociais.

A associação Opération Brésil realiza, há 20 anos, intervenções em creches e instituições de ensino em todo o país. “Por meio desta atividade prática de reforma em uma escola, os estudantes franceses irão trocar experiências técnicas e conhecimentos com os alunos dos cursos de Segurança do Trabalho e Conservação e Restauro do Campus Ouro Preto. Além disso, o intenso convívio entre eles possibilitará trocas sociais e culturais, como aprendizagem da língua e costumes sociais”, destaca a coordenadora do curso de Segurança do Trabalho e do convênio com a Opération Brésil, Renata Antipoff.

A parceria

Segundo a coordenadora de Assuntos Internacionais, Sílvia Penna, a parceria surgiu a partir de uma viagem da professora Renata Antipoff à França, viabilizada pela Instrução Normativa nº 007/2018, que prevê a capacitação de servidores no exterior. “A parceria prevê que no próximo ano alunos e professores do Campus Ouro Preto sejam recebidos na França para um curso oferecido por um liceu. Estamos trabalhando, também, para ampliar essa parceria e, durante a permanência do grupo na cidade, promoveremos encontros entre os docentes franceses e do nosso Campus para tratar de possíveis projetos em conjunto”, explica.

Uma extensa programação também foi planejada de forma a enriquecer a experiência do grupo durante sua permanência em terras ouro-pretanas. Visitas a museus, igrejas, atividades esportivas promovidas pelos projetos de extensão do Campus (como capoeira, trekking no Pico do Itacolomi e no Parque das Andorinhas), ateliê de Barroco e Rococó, além de participação no Festival de Inverno de Ouro Preto, são algumas das atividades previstas, que contarão com a participação de professores de diversos cursos e alunos de ambas as instituições.

O projeto de parceria entre o IFMG - Campus Ouro Preto e a Opération Brésil tem intermediação da Coordenadoria de Assuntos Internacionais e da arquiteta do Campus, Liliam Melo, e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, da empresa Turin Transportes e da Aliança Francesa.

Fonte: Comunicação - Campus Ouro Preto