Notícias
Projeto interdisciplinar irá trabalhar soluções inovadoras para a comunidade
Incluir no currículo dos cursos técnicos e da graduação uma disciplina que será interdisciplinar e constituída por vários professores, na qual os estudantes terão que propor soluções para os problemas da comunidade. É esse o objetivo do "Projetão", uma iniciativa bem sucedida Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e que agora terá o IFMG como parceiro.
Uma das unidades onde será implantado o projeto é o Campus Formiga, que selecionou os alunos interessados por meio de edital antes de dar início às atividades, no dia em 12 de abril. O professor Cristiano Araúho, da UFPE, foi convidado para transmitir conhecimentos e metodologias aos docentes do Campus, que serão mentores dos estudantes no desenvolvimento dos projetos em um processo de co-construção. “Faz parte dessa disciplina essa cultura de observar o mundo, compartilhar com as outras pessoas e chegar a algo que é uma decisão comum, que é a próxima etapa desse processo”, explica Cristiano.
Três dias depois, foi a vez do Campus Sabará dar o pontapé inicial no Projetão durante um encontro com o professor Luciano Meira, Ph.D. em Educação Matemática pela University of California, mestre em Psicologia Cognitiva e docente de Psicologia na UFPE. Também estiveram presentes o pró-reitor de Ensino, Carlos Bernardes e o diretor de desenvolvimento institucional, Paulo Leão, que explicou o motivo de trazer a iniciativa à Rede Federal: "Vamos utilizar um modelo consolidado e reconhecido nacionalmente, por meio da UFPE e aproximar o potencial de desenvolvimento técnico científico dos alunos da Rede para a solução de problemas do mundo real. Estamos adaptando o projeto para um Instituto Federal. Professores já foram capacitados e agora é a vez dos alunos, finalizando, assim, a transferência tecnológica."
O projeto
Estabelecer uma rede de fomento ao aprendizado interdisciplinar, de modo a criar espaços nos quais os estudantes serão desafiados a trabalhar com inovação e empreendedorismo. Essa é a proposta de uma ação que a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) começa a implantar nas instituições da Rede Federal. Conhecida como Projetão, a iniciativa quer estender para os Institutos Federais uma experiência exitosa desenvolvida na Universidade Federal de Pernambuco, que gerou bons resultados no desenvolvimento de soluções para resolver problemas ou atender desejos de comunidades do Recife. O IFMG foi escolhido para receber e gerenciar o projeto-piloto, que vai se desenrolar ao longo de dois anos.
Saiba mais:
Site do Projetão na UFPE
Início dos trabalhos no IFMG