Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto aborda tratamento de resíduos químicos em Bambuí
conteúdo

Notícias

Projeto aborda tratamento de resíduos químicos em Bambuí

publicado: 26/07/2016 14h03, última modificação: 26/03/2024 16h31

Aulas práticas são recursos didáticos essenciais para o sucesso do aprendizado – especialmente em uma instituição como o IFMG, que oferta cursos técnicos e prioriza processos dinâmicos de ensino. Mas você já parou para pensar que o conhecimento não é o único produto resultante desse tipo de atividade? Nas aulas de química, por exemplo, um volume de resíduos é gerado, o que torna necessário o cuidado em relação a seu descarte.

Com isto em mente, a professora do Campus Bambuí, Vássia Carvalho Soares, desenvolveu, em 2012, projeto intitulado “Gerenciamento dos resíduos químicos laboratoriais: preparo de soluções contendo cromo (vi), cobre (ii), ácidos e bases para destino final”. Segundo a docente, dentre os reagentes mais tóxicos gerados nas aulas práticas de Química Geral e Química Analítica docampus destacam-se soluções contendo cromo hexavalente e cobre divalente. “Outro problema encontrado é o grande volume de soluções ácidas e básicas produzidas que, caso lançadas no efluente sem prévia neutralização, afetam gravemente seu pH e, consequentemente, a qualidade da água e da vida aquática”, detalha.

Vássia Soares destaca que o gerenciamento destes resíduos químicos é de vital importância para a preservação do meio ambiente, uma vez que os reagentes podem apresentar características carcinogênicas e mutagênicas. Assim, o trabalho desenvolvido teve como objetivo propor a reutilização de soluções que contenham cromo, tratar soluções ácidas e básicas para descarte em local apropriado, além de reciclar soluções contendo cobre reaproveitando pilhas usadas. 

O projeto recebeu apoio da Fapemig e contou com a colaboração do aluno Gustavo Henrique Branco Vaz (bolsista Pibic). Ao final dos trabalhos, as soluções ácidas e básicas obtidas foram neutralizadas e descartadas. Houve, também, definição da proposta de reutilização das soluções contendo cromo. A reciclagem das soluções de cobre, por sua vez, foi executada, juntamente com a abertura de pilhas descarregadas, para retirada do copo de zinco metálico, visto que este material foi utilizado neste processo.

Projeto: Gerenciamento dos resíduos químicos laboratoriais: preparo de soluções contendo cromo (vi), cobre (ii), ácidos e bases para destino final
Coordenação: Vássia Carvalho Soares | Campus Bambuí
Bolsista: Gustavo Henrique Branco Vaz