Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão promove aulas gratuitas de dança no Campus Governador Valadares

Acontece nos Campi

Encontros acontecem às quartas-feiras, a cada 15 dias, no ginásio do Campus, com sessões de 13h10 às 14h30.
publicado: 18/10/2023 09h28, última modificação: 06/03/2024 10h03

A dança é poesia em movimento. Já viu alguém triste dançando? Pois é! Pensando nisso, a professora Allynne Avylla Alves, do Campus Governador Valadares, criou durante a pandemia, o projeto de extensão IF Dance, com o objetivo de ofertar aulas de dança aos estudantes, servidores, terceirizados e comunidade externa.

“Esse projeto foi idealizado no período da pandemia. Percebi que as pessoas estavam muito tristes, depressivas. Então, eu queria trazer felicidade. E percebi que a dança é um momento, um movimento que traz alegria”, explica Allynne Avylla Alves, coordenadora do projeto.

E, no último dia 4 de outubro, o projeto teve sua estreia no ginásio do campus e ensinou diversas coreografias ao público presente. A equipe do projeto ainda conta com a professora Débora Rosa Nascimento, e com as alunas Nicoly Victoria Coelho, Ana Thereza dos Santos, e Júlia Costa Saraiva, do 1º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA), sendo estas as responsáveis por ensaiar as coreografias e ensinar aos participantes.

As aulas são gratuitas e os encontros acontecem às quartas-feiras, a cada 15 dias, no ginásio do Campus, com sessões de 13h10 às 14h30. Não é necessário inscrição prévia, basta comparecer na Av. Minas Gerais, nº 5.189 - bairro Ouro Verde.

Próximas datas:

Outubro: dia 18
Novembro: dias 01 e 22
Dezembro: dia 06

Diversão e aprendizado

A aula começa com uma boa sessão de alongamento. Na sequência, as alunas-dançarinas explicam de forma didática os passos e movimentos. Após o breve treino, hora de liberar o som e colocar o público para dançar!

O estudante Miguel Henrique Rodrigues, do 1º ano do curso Técnico Integrado em Edificações (TED), superou a timidez e se juntou aos colegas na quadra do ginásio. “Achei a ideia do projeto bem legal. É interessante termos [essa atividade] no Campus, pois ajuda a unir as turmas e também a sair da rotina de estudo, que aqui no IFMG é pesada. É importante para a saúde mental e física também, pois ficamos muito tempo sentados, estudando. Foi bem divertido. Pretendo voltar nos próximos encontros”, comentou.

A aluna Nicoly, bolsista do projeto, revela animação com a experiência. “Eu sempre gostei muito de dança, desde criança, época em conseguia praticar mais. Porém, hoje não tenho muito tempo. Com o projeto, vi a oportunidade de retomar esse hobby, por isso decidi me candidatar no processo seletivo para instrutora”, conta. Para além da parte divertida e o recurso financeiro que recebe como bolsista, ela considera importante o aprendizado e o incremento no currículo. “É bem legal! Como somos uma equipe, todo mundo se ajuda. A [professora] Allynne ajuda muito também, explica tudo bonitinho pra gente, como registrar as atividades nos relatórios, operar os equipamentos, gerenciar o canal do projeto no Instagram e no TikTok. Sei que tudo isso vai ajudar muito no meu futuro, caso eu queira fazer alguma faculdade nessa área, por exemplo”.

Siga o perfil do projeto IF Dance no Instagram: @ifmgdance

Mais informações pelo telefone: (33) 3022-7800 (ramal 7802) ou pelo e-mail allynne.alves@ifmg.edu.br.