Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão quebra barreira de gênero na área de tecnologia
conteúdo

Notícias

Projeto de Extensão quebra barreira de gênero na área de tecnologia

Artigo sobre o Programa Sabará for Women’, do Campus Sabará, que incentiva meninas a atuar na área de robótica e programação, é publicado em revista de extensão da UFMG.
publicado: 04/08/2022 14h42, última modificação: 11/03/2024 11h48

A representatividade feminina em diversos setores da sociedade sempre nos leva a grandes reflexões. Infelizmente,  áreas ligadas às exatas e ao raciocínio lógico são historicamente relacionadas aos homens, enquanto que às mulheres são destinadas a atividades domésticas e reprodutivas, o que cria um estereótipo determinante de trabalhos femininos e masculinos.

Visando desconstruir esse estereótipo e, consequentemente, reduzir essa lacuna de gênero, surgiu em 2019 o projeto de extensão ‘PS4W - Programa Sabará for Women’, do Campus Sabará, com o objetivo de reafirmar e incentivar a presença de meninas e jovens mulheres de escolas públicas na área de robótica e programação.

Recentemente, a bacharel do curso de Sistemas de Informação, Nádia Alexandrino, foi a autora principal do artigo "Uma Experiência de Ensino de Programação e Robótica para Alunas do Ensino Básico como Estratégia de Ação Afirmativa", publicado no Interfaces, o período de extensão da UFMG. O artigo ainda teve a colaboração dos professores da área de informática do campus, Carlos Alexandre, Cristiane Targa e Daniel Conrado.

Segundo a publicação, os resultados foram muito satisfatórios já no primeiro ano do projeto. Na Olimpíada Brasileira de Robótica, por exemplo, as participantes conquistaram três medalhas de honra ao mérito, premiação dada aos melhores de cada turma em níveis diferentes da competição, além de ter formado 80 meninas de uma escola pública local.

O artigo está disponível nas versões em Português e Espanhol. O download pode ser feito nos links abaixo:

Sabará/PS4W: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/23999

Versão português: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/23999/31029

Versão espanhol: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/23999/31030


Saiba mais:

Projeto de extensão ensina robótica a adolescentes de escolas públicas | Clique aqui

Meninas na ciência | Clique aqui