Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Publicado edital do Internacionaliza IFMG para docentes
conteúdo

Notícias

Publicado edital do Internacionaliza IFMG para docentes

Programa vai enviar docentes a Portugal para desenvolvimento de atividades acadêmicas
publicado: 16/05/2019 17h51, última modificação: 19/03/2024 10h57

As inscrições para a nova edição do programa Internacionaliza IFMG - Docentes já estão abertas e vão até o dia 14 de junho de 2019. O programa é desenvolvido a partir do convênio entre o IFMG e o Instituto Politécnico do Porto, em Portugal. Seu objetivo central é promover o desenvolvimento de atividades acadêmicas em cooperação internacional, gerando, assim, uma importante troca de experiências para o docente. 

Para o edital em questão, serão ofertadas duas vagas destinadas a professores de todos os campi do IFMG com formação nas áreas de Engenharia Elétrica, Informática/Inteligência Artificial e Química/Biotecnologia aplicada a alimentos, ambiente e saúde. 

O tempo de permanência do docente no exterior será de dois meses, com previsão de início para outubro de 2019 e de término para dezembro do mesmo ano. Será concedida uma bolsa no valor de R$ 14 mil para auxílio nas despesas de alojamento, alimentação, seguro de saúde internacional e passagens aéreas.

Demais editais do ano

Para editais futuros, incluindo a versão do Internacionaliza direcionada aos alunos, esses recursos financeiros ainda não estão garantidos. Segundo a assessora de Relações Internacionais do IFMG, Ana Cristina Costa, os recursos destinados ao edital para docentes já haviam sido empenhados ainda em 2018. Porém, ainda de acordo com Ana Cristina, devido à incerteza relacionada aos cortes na educação, promovidos pelo Governo Federal, não há como garantir que os recursos financeiros contemplem demais editais do ano de 2019.

Confira o edital e demais anexos:

Para conferir o edital, clique aqui 

Anexo 1: Formulário de inscrição

Anexo 2: Plano de Trabalho

Anexo 3: Carta de Anuência 

Anexo 4: Declaração