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Região Metropolitana recebe a ‘Reitoria Itinerante’

Reitor e equipe de gestão realizaram encontros com a comunidade dos campi Betim, Ibirité, Ribeirão das Neves e Santa Luzia, entre os dias 6 e 8 de abril. Implantação do Programa de Gestão foi o principal tema abordado nas reuniões.
publicado: 12/04/2022 08h45, última modificação: 22/11/2022 15h57

A implantação do Programa de Gestão (PG-IFMG) para os servidores técnico-administrativos e para os docentes foi um dos principais temas abordados durante os encontros da ‘Reitoria Itinerante’, projeto que teve mais uma etapa realizada nos dias 6, 7 e 8 de abril. Desta vez, o reitor Kléber Gonçalves Glória, juntamente com parte da equipe de gestão, foi à Região Metropolitana e pôde se reunir com a comunidade dos campi de Betim, Ibirité, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. O momento foi uma oportunidade de ouvir servidores e estudantes e também esclarecer diversos pontos a respeito das demandas apresentadas.

Reuniões em Betim

O itinerário de visitas começou por Betim, onde ocorreram três reuniões: uma com a equipe de gestão local, outra aberta para os servidores e uma terceira com representantes estudantis. Os encontros foram realizados pela manhã e contaram com a participação do diretor-geral do campus, Welinton La Fontaine; dos pró-reitores Carlos Bento (Ensino), Carlos Bernardes (Extensão), Fernando Braga (Pesquisa, Pós-graduação e Inovação), Leandro Conceição (Administração e Planejamento) e Olímpia Marta (Gestão de Pessoas); da chefe de Gabinete, Ângela Rangel; do diretor de Assuntos Estudantis, Paulo Lourenço; e do diretor de Comunicação, Joarle Magalhães.

Na reunião com os servidores de Betim, puderam ser apresentadas as ações realizadas e em andamento na Reitoria, como a implantação de um módulo no SUAP que será responsável por receber os pedidos de certificação via Encceja. A partir de um sistema on-line, estudantes que fizerem o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos poderão emitir o certificado de conclusão do Ensino Médio pela internet, sem a necessidade de ir presencialmente ao campus. Também foi informado pelo pró-reitor de Ensino, Carlos Bento, que o processo seletivo voltará a ter provas presenciais já a partir do ingresso de novos alunos para o segundo semestre de 2022. Outra novidade informada foi a aprovação da Política de Ações Afirmativas para o ingresso nos cursos de pós-graduação. A resolução já está aprovada pelo Conselho Superior.

Ao longo do encontro, os servidores apontaram demandas de infraestrutura do campus, como a construção de dois novos blocos de laboratórios e salas de aula. Também foi colocado em discussão o Programa de Gestão (PG) e o Registro Eletrônico de Frequência (REF). Servidores apontaram dúvidas e fizeram questionamentos sobre  essa modalidade de trabalho no IFMG. Os pró-reitores reiteraram a importância dos servidores lerem um longo esclarecimento, publicado no site institucional, no dia 4 de abril (leia aqui), para entender a nova proposta de registro do cumprimento da jornada de trabalho.

Campus Ibirité

reitoriaitinerante_5.jpgNa tarde do dia 6, a Reitoria Itinerante esteve no Campus Ibirité, onde a equipe de gestão foi recebida pelo diretor-geral, Oiti José de Paula. “É um momento no qual podemos colocar nossas dificuldades e abordar também os pontos positivos”, declarou. Uma das dúvidas levantadas na reunião com a gestão local foi relacionada à adesão de servidores docentes que estão em cargo de direção (CD4) ao PG-IFMG. A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Olímpia Marta, esclareceu que a questão está em discussão e que um ofício aos campi permitindo a adesão será enviado pelo gabinete.

Ao longo da tarde, também foram realizados encontros com lideranças estudantis e com os servidores. O reitor Kléber Glória pôde visitar as instalações do ginásio poliesportivo do campus, cuja obra foi realizada durante a pandemia e encontra-se em fase final de conclusão. O espaço recebeu a cerimônia da primeira formatura do campus.

Encontro em Ribeirão das Neves

Em Ribeirão das Neves, o encontro com os servidores ocorreu na tarde do dia 7 de abril, após a reunião do Colégio de Dirigentes. A diretora-geral, Maria das Graças de Oliveira, recebeu no auditório do campus o reitor e sua equipe, assim como os servidores da unidade. Na reunião, o pró-reitor de Extensão, Carlos Bernardes, explicou os fatores que levaram o PG-IFMG a ser colocado como uma nova proposta para o registro do trabalho dos docentes, além da frequência para as aulas. Afirmou que, conforme acordo feito com o sindicato, será formada uma comissão para avaliar a Portaria nº 269/2022, documento que deu início à vigência desse novo processo na instituição.

A respeito da construção do novo bloco de salas de aula, o reitor Kléber Glória lembrou que uma boa parte dos investimentos de infraestrutura foram garantidos pelo Ministério da Educação e que a obra já tem o orçamento necessário para sua construção.

Campus Santa Luzia

Essa terceira etapa de encontros da Reitoria Itinerante em 2022 foi encerrada na manhã do dia 8 de abril, em Santa Luzia. A primeira reunião no campus foi realizada com a gestão. O diretor-geral, Wemerton Luis Evangelista, iniciou o encontro destacando a importância da “sensibilidade da escuta junto à comunidade”. Também afirmou que “é muito perceptível a evolução que o campus teve na questão estrutural em um curto espaço de tempo”, referindo-se, principalmente, ao projeto de climatização dos ambientes, que deu mais conforto térmico a setores administrativos e salas de aula.

reitoriaitinerante_13.jpgNa sequência, foi realizado o encontro com os servidores, quando, mais uma vez, o principal assunto abordado foi o Programa de Gestão. Os docentes colocaram a preocupação da categoria em fazer adesão ao programa, uma vez que não consideram que as atividades desenvolvidas fora da sala de aula possam ser consideradas como sendo teletrabalho. Reitor e pró-reitores explicaram que o teletrabalho é apenas uma das vertentes do PG-IFMG. Por essa nova metodologia, as diversas atividades docentes estarão informadas com a apresentação do PIT (Plano Individual de Trabalho), sem a necessidade de gerar novos documentos. O trabalho que envolva ações de pesquisa e extensão, por exemplo, poderá ser justificado no registro de frequência como “Trabalho Externo” e não será incluído dentro das rotinas classificadas como teletrabalho. Também foi reforçada a necessidade dos docentes lerem os esclarecimentos divulgados pela Reitoria no dia 4 de abril (acesse aqui) a respeito do assunto.

Paralelamente à reunião, um encontro com as lideranças estudantis do campus foi organizado pelo pró-reitor de Ensino, Carlos Bento, e pelo diretor de Assuntos Estudantis, Paulo Lourenço. Na ocasião, os dois puderam conhecer alguns dos representantes de turma dos cursos técnicos e ouvir suas demandas.

Será agendada, em breve, uma visita ao Campus Sabará, que não foi incluído nesta terceira fase do projeto, em atendimento à solicitação do diretor-geral, Daniel Rocha. A próxima rodada de encontros da Reitoria Itinerante ocorrerá em maio, entre os dias 17 e 20, nos campi da região dos Inconfidentes.

Sobre a Reitoria Itinerante

O projeto Reitoria Itinerante tem como proposta estreitar o diálogo entre a Reitoria e os campi, identificando demandas, apresentando ações e debatendo pontos importantes para o andamento das atividades pedagógicas e administrativas. Os encontros com a gestão local, com o corpo docente e técnico-administrativo, além de reuniões com lideranças estudantis, visam à democratização das decisões e ao aperfeiçoamento da gestão do IFMG junto à comunidade acadêmica. O projeto, iniciado em 2016, percorre os 18 campi que compõem o Instituto.

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