Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria promove Semana da Coleta Seletiva
conteúdo

Notícias

Reitoria promove Semana da Coleta Seletiva

De 22 a 26 de setembro, todos os resíduos gerados deverão ser descartados nas lixeiras indicadas. O evento é uma das etapas da construção do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do IFMG.
publicado: 17/09/2025 09h46, última modificação: 18/09/2025 08h29

Com o propósito de adotar práticas sustentáveis e promover a melhoria da gestão e compliance ambiental, está em andamento no IFMG a implantação de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) da Reitoria. Iniciado em maio deste ano, o projeto entra agora em uma das etapas mais importantes para a sua efetiva construção. Entre os dias 22 e 26 de setembro, será realizada a Semana da Coleta Seletiva, cujo objetivo é elaborar o diagnóstico dos resíduos sólidos gerados na Reitoria. A partir da identificação e da quantificação do material coletado ao longo dos cinco dias, será construído o PGRS, a ser implantado posteriormente.

Para isso, é fundamental a colaboração de todos os servidores, terceirizados e visitantes da Reitoria. Nesse período, as lixeiras dos setores serão recolhidas, sendo disponibilizadas para utilização, em locais estratégicos, apenas as lixeiras identificadas com a etiqueta para o descarte adequado de cada tipo de resíduo. Tudo o que for descartado deverá ser destinado ao coletor correto, de acordo com a separação em seis categorias: plástico, metal, papel, vidro, orgânico e rejeito. A exceção fica para o descarte nos banheiros.

Ao final de cada dia, os materiais descartados serão separados e pesados (método gravimétrico) para que sejam gerados os dados que vão fundamentar o PGRS. Posteriormente, os resíduos serão encaminhados para reciclagem. Os servidores e os funcionários terceirizados receberão orientações por meio de materiais informativos e e-mail institucional. Para que o diagnóstico seja bem sucedido, é essencial que todos participem efetuando o descarte correto dos resíduos.

A implantação do PGRS está em consonância com a Lei nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e com o Decreto nº 10.936/2022 (que regulamenta o Plano Nacional de Resíduos Sólidos). O projeto é coordenado pela Pró-reitoria de Administração e Planejamento e pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional. A comissão responsável é formada pelos servidores Gustavo Carvalho, Camila Barbosa, Guilherme Soares e Raphael Marinho (técnico administrativo do Campus Ponte Nova que está coordenando o diagnóstico).

A implantação definitiva do PGRS deverá ocorrer no início de 2026. O projeto na Reitoria representa uma ação pioneira que servirá de modelo para a expansão subsequente nos campi do IFMG. Abaixo, veja como deverá ser feito o descarte dos resíduos em todos os andares da Reitoria, na semana de 22 a 26 de setembro de 2025.

Descarte-Corretamente01.JPG

Descarte-Corretamente02.JPG