Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reportagem da Globo sobre projeto do IFMG vence Prêmio Conif de Jornalismo

Reportagem da Globo sobre projeto do IFMG vence Prêmio Conif de Jornalismo

publicado: 04/02/2019 14h41, última modificação: 20/03/2024 08h23

Tema de reportagem exibida na televisão em 2018, um projeto de pesquisa do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), realizado em Congonhas, deu à TV Globo a vitória na primeira edição do Prêmio Conif de Jornalismo, promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), dentro das comemorações do aniversário de 10 anos dos Institutos Federais, completados em dezembro. Os vencedores foram conhecidos na sexta-feira, 1º de fevereiro, quando o resultado foi divulgado pela comissão julgadora.

Jornalistas de todo o Brasil concorreram nas categorias impresso, rádio, televisão e internet. Os profissionais da Região Norte representaram o maior número de inscrições, seguidos pelos jornalistas do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste (empatados), e Sul. Exibida em 5 de outubro de 2018, no telejornal MGTV 2 da Rede Globo, a reportagem vencedora na categoria televisão, feita pelo repórter Danilo Girundi, mostrou a pesquisa coordenada pela tradutora e intérprete de Libras do Campus Congonhas, Milene Cristina Barbosa Silva.

O trabalho retratado é resultado de projeto que desenvolveu um conjunto de sinais em Libras, até então inexistentes, para que os surdos pudessem compreender melhor as obras barrocas de Aleijadinho presentes no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos. Clique e assista à reportagem. A pesquisa contou com o envolvimento de surdos que nasceram ou vivem em Congonhas e na região e teve o objetivo de promover o acesso e a inclusão dessas pessoas nos ambientes culturais e históricos do município.

Para que a TV Globo pudesse fazer a reportagem, foi feito um trabalho de assessoria de imprensa pelos jornalistas Joarle Magalhães Soares e Lorena Vasconcelos David, servidores que atuam nos setores de Comunicação da Reitoria e do Campus Congonhas, respectivamente. Eles foram responsáveis por viabilizar a produção da matéria junto à Globo Minas.

IMG-6458.JPGDe acordo com o Conif, os vencedores do prêmio foram escolhidos com base nos critérios de adequação ao regulamento, ineditismo/originalidade, criatividade, contextualização social, imparcialidade, profundidade/abrangência, relevância, linguagem, humanização, utilização de dados e fontes oficiais, e contribuição para a divulgação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O responsável pela inscrição da reportagem vencedora de cada categoria receberá o valor de R$ 8 mil, totalizando R$ 32 mil em premiações.

Confira os vencedores em cada categoria:

Televisão:

- Reportagem: Novos sinais em Libras são criados para retratar obras históricas em Congonhas
- Veículo: TV Globo Minas (MG)
- Autores: Talita Nunes e Cristina Mara (produção); Danilo Girundi (repórter); Gláucio Nogueira (cinegrafista); Aluísio Marques (editor de texto) e Xico César (editor de Imagem)

Impresso:
- Reportagem: Uma década de excelência
- Veículo: Correio Brasiliense (DF)
- Autor: Thays Martins

Rádio:
- Reportagem: Abelhas do bem
- Veículo: Rádio Difusora (RS)