Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reportagem no Fantástico traz trajetória de ex-aluno do Campus Bambuí que atua na Nasa

publicado: 04/08/2020 10h40, última modificação: 16/03/2024 08h54

A Agência Espacial americana lançou na última quinta-feira, dia 30, um robô com destino a Marte. O veículo foi batizado com o nome de “Perseverance” (Perseverança). Entre outras missões, o “Perseverance” vai procurar sinais de vida no passado do planeta em uma área que existia um lago e vai levar um drone ao planeta vizinho.

Um dos responsáveis pelo projeto é um brasileiro que já estudou no IFMG Campus Bambuí e formou-se como Técnico Agrícola em 1978 (Antigo Colégio Agrícola). Graduado e mestre em Física pela UFMG, obteve o grau de Doctor of Philosophy no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Glasgow (Escócia) e atua desde 2006 no laboratório de propulsão a jato da Nasa.

Em seu livro "A Caminho de Marte", Ivair menciona que foi na biblioteca do campus que teve seu primeiro contato com nomes como Isac Newton e Albert Einstein. Em reportagem no Fantástico, ele destacou a importância do ensino médio realizado no campus. Ainda na reportagem, seu colega de Colégio Agrícola, Rubem Germano, relatou que seu colega de classe frequentava bastante a biblioteca e tinha muito interesse pela área de Física e Astronomia.

Em 2016, Ivair Gontijo reuniu-se com antigos colegas no Campus Bambuí onde ministrou uma palestra e também deu uma entrevista ao jornal Inter IFMG, editado pela Diretoria de Comunicação da Reitoria.

Fonte: Relações Institucionais Campus Bambuí/G1/ Comunicação Reitoria

Veja a reportagem