Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria inicia retomada de atividades presenciais
conteúdo

Notícias

Reitoria inicia retomada de atividades presenciais

Gestão divulga cronograma de retorno para servidores técnico-administrativos que atuam na sede do IFMG, em Belo Horizonte, onde funciona a Reitoria.
publicado: 15/09/2021 15h15, última modificação: 17/09/2021 09h57

Seguindo as diretrizes do Plano de Retorno Gradual do IFMG, a Reitoria deu início à retomada de atividades presenciais em sua sede, em Belo Horizonte. Na segunda-feira, 13 de setembro, parte da equipe de gestão que estava em trabalho remoto começou a atuar em seus setores, seguindo os protocolos e os cuidados exigidos para que o trabalho presencial seja seguro. Um segundo grupo de gestores também passou a trabalhar presencialmente, nesta quarta-feira, para preparar o ambiente e receber, em breve, os demais servidores da Reitoria, seguindo as orientações da Portaria 489 e da Instrução Normativa 01/2021.

Em reunião na manhã de hoje, o reitor Kléber Gonçalves Glória deu as boas-vindas à equipe de gestão, pontuando as dificuldades enfrentadas ao longo deste último ano e seis meses e se solidarizando com todos aqueles que tiveram perdas de familiares e amigos. Ressaltou a importância deste momento de retomada, destacando que o IFMG não parou em nenhum momento e que diversas ações administrativas, de ensino, pesquisa e extensão foram realizadas por todas as unidades da instituição no período de pandemia.

Conforme afirmou durante o encontro, com a queda dos índices de controle da pandemia e a liberação do funcionamento das instituições de ensino, é chegada a hora de reiniciar o trabalho presencial, mantendo os cuidados necessários. Todas as ações de retomada ocorrerão de forma gradual e segura. Kléber informou ainda à equipe de gestão o cronograma de retomada das atividades presenciais na Reitoria, detalhado a seguir:

  • 13/09 - Retorno presencial dos pró-reitores e diretores sistêmicos que ainda estavam em trabalho remoto
  • 15/09 - Retorno presencial dos demais servidores que compõem a gestão da Reitoria
  • 22/09 - Prazo final dos servidores que se enquadram nos critérios de prioridade para permanecer no trabalho remoto (artigo 5º da Portaria 489/2021) enviarem declaração por e-mail à chefia imediata com sua justificativa
  • 29/09 - Prazo final de análise das declarações
  • 04/10 - Retorno presencial dos servidores, seguindo protocolos e escalas de trabalho definidas em cada setor

O planejamento da retomada vem sendo realizado desde o ano passado. Foram adquiridos insumos para higienização dos ambientes e itens de proteção para uso dos servidores. Diversas reuniões de trabalho têm debatido o Plano de Retorno Gradual. Além disso, alguns setores essenciais já estavam funcionando com equipes atuando na sede.

A presença do corpo técnico-administrativo e demais prestadores de serviços deverá respeitar o limite de capacidade física de cada setor/sala, mantendo-se o distanciamento mínimo recomendado pelas autoridades de saúde. Ao se apresentarem na Reitoria, em outubro, os servidores já deverão estar vacinados com a segunda dose ou dose única há mais de 14 dias. Quem se enquadrar nos critérios para permanecer no trabalho remoto poderá manter sua rotina de atividades, em acordo com a chefia imediata.

Dúvidas gerais a respeito do retorno presencial podem ser esclarecidas na página de perguntas e respostas sobre o assunto, onde também estão disponíveis os documentos com as diretrizes dessa retomada e os modelos de autodeclaração.

A partir do dia 29 de setembro, as chefias entrarão em contato com os servidores para informar como será  a organização do setor neste momento de retorno presencial.

Acesse a página com informações sobre o Plano Gradual de Retorno

registrado em: