Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ribeirão das Neves: dada a largada para graduação em Libras

Ribeirão das Neves: dada a largada para graduação em Libras

publicado: 26/08/2016 00h00, última modificação: 26/03/2024 16h25

No último sábado, 20 de agosto, tiveram início as aulas da graduação em Letras/Libras, ofertada no Campus Ribeirão das Neves, por meio de parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foram oferecidas 60 vagas em duas modalidades: o bacharelado, que visa formar o profissional tradutor e intérprete de Libras e a licenciatura, que objetiva formar o professor de Libras.

Dos 540 candidatos inscritos, foram aprovados 28 alunos surdos e 32 alunos ouvintes de diversas regiões de Minas - Ribeirão das Neves, Belo Horizonte, Betim, Divinópolis, Patos de Minas, Pará de Minas, Ponte Nova, Simonésia, Uberaba - e dos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Espírito Santo. Os estudantes marcaram presença em peso nesse primeiro encontro presencial. Os próximos encontros estão previstos para ocorrerem aos sábados, aproximadamente duas vezes ao mês, durante os próximos 4 anos.

Segundo a servidora Débora Goulart, coordenadora do polo de apoio presencial, sediar o curso Letras/Libras é uma conquista não só do Campus Ribeirão das Neves, mas de todo o Instituto. “Desde a submissão ao edital até a realização do vestibular e a implementação do polo em si, contamos com o apoio irrestrito da equipe gestora do IFMG, da direção geral do campus e do setor de Políticas Inclusivas, além de gestores de outros campi na cessão de materiais e até mesmo de servidores”, destaca. “A comunidade surda ansiava pela volta do curso a Minas, já que a única oferta no estado foi em 2008, no Cefet, também em parceria com a UFSC”, acrescenta Débora.

Confira depoimentos de alunos

“Cada um dos 60 alunos e toda a comunidade surda vão ganhar muito com os frutos destes quatro anos de muito estudo. Com certeza, não dá para mensurar o quanto vou aprender com o conteúdo do curso e com o convívio que teremos entre surdos e ouvintes nesta grande turma”.
Davidson Henrique Estanislao – aluno do Bacharelado

“Atuo em uma Central de Libras e em sala de aula como Tradutora e Intérprete de Libras, mas sempre senti a necessidade de aprimorar a minha formação, por causa da grande responsabilidade inerente à profissão, que é a de colaborar com a transformação da sociedade, com vistas à garantia de acessibilidade comunicacional e linguística. Por isso, fiquei realmente emocionada quando vi o meu nome na lista da segunda chamada do Bacharelado em Letras/Libras”.
Luana Maria Marques Dias – aluna do Bacharelado

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone (31) 3627-2302 ou pelo e-mail:pololetraslibras.neves@ifmg.edu.br.