Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ribeirão das Neves oferta Curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos

Ribeirão das Neves oferta Curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos

publicado: 09/03/2018 08h19, última modificação: 21/03/2024 09h37

O dia 9 de março de 2018 marcou o início de um trabalho com enorme potencial de crescimento para três Institutos Federais: de São Paulo, o Farroupilha e o IFMG. Realizada no Campus Ribeirão das Neves, a aula inaugural do Curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos faz parte do Programa EnergIF, que tem como objetivo formar profissionais para instalar e manter sistemas de energia fotovoltaica.

O edital será lançado a partir de 26 de março, oferecendo 40 vagas presenciais. A capacitação é gratuita e tem duração de três meses, com início previsto para o mês de abril. Para participar, os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, formação como técnico em Eletrotécnica e áreas afins, além de experiência com instalações elétricas.

• Para esclarecer dúvidas e obter mais informações sobre o curso, entre em contato com o Campus Ribeirão das Neves:
Tel: (31) 3627 2303
E-mail: charles.diniz@ifmg.edu.br

Todos os presentes ao evento foram unânimes em destacar que a produção de energia renovável é um campo com grande potencial de crescimento no Brasil. Um deles é Robson Caldas de Oliveira, professor do Instituto Federal de Brasília, que participou do programa EnergIF na Setec – MEC : “Mais de 150 professores  já estão qualificados em energias renováveis e eficiência energética em toda a Rede Federal e ainda temos muito o que desenvolver, inclusive aqui em Ribeirão das Neves”, destacou.

Para o presidente da Alsol, empresa responsável pela instalação das 8 usinas de energia fotovoltaica no IFMG, o curso está sendo criado num ótimo momento. “O futuro é a geração de energia distribuída, utilizando-se várias fontes renováveis. Vamos precisar de muita mão de obra qualificada”, afirmação corroborada pelo diretor do Campus, Charles Diniz: “A demanda é grande e precisaremos dar conta de todos esses profissionais. Que esta seja a primeira de muitas outras turmas!”

Presente ao evento, o subsecretário de ensino superior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de MG (Sedectes),  Márcio Rosa Portes, destacou a intenção do governo estadual de criar centros de excelência na área de energias renováveis em todo o Estado. “Começamos pelo IFMG, pelo ensino, pela qualificação dos profissionais. Nossos maiores desafio são a criação um padrão técnico, por meio de certificação e colocar esses centros de excelência em funcionamento’, concluiu.

Progressos

Cerca de um ano depois da instalação de uma usina fotovoltaica no Campus, é hora de capacitar profissionais dispostos a trabalhar com essa modalidade de energia renovável. “É uma ação que vem sendo buscada a mais de um ano. Foi firmado um convênio entre IFMG e SEDECTES, onde estão previstas ações de ensino, pesquisa e extensão", explica Charles.

Ele ressalta ainda que as perspectivas de criação de vagas da área de energias renováveis, especialmente na fotovoltaica são enormes nos próximos anos, com números que chegam a mais de 800 mil postos de trabalho. “Por isso, os Institutos Federais estão se movimentando para oferecer essa qualificação e nos dá muito orgulho saber que somos um dos três primeiros Institutos do país a oferecer essa oportunidade".

Programa EnergIF

É um projeto da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica /MEC, apoiado pela agência de cooperação alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbHdo. O EnergIF busca induzir a cultura do desenvolvimento de Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação.