Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santa Luzia promove debate sobre questões étnicas e raciais nas escolas

Santa Luzia promove debate sobre questões étnicas e raciais nas escolas

publicado: 28/09/2017 10h42, última modificação: 25/03/2024 12h34

O Campus Santa Luzia está recebendo, ontem e hoje (28), pesquisadores, professores indígenas e universitários, além de artistas para participarem de debates que retratam a Cultura Afro na Escola e a Cultura Indígena na Escola.

Os dois eventos fazem parte do projeto de extensão Observatório da Diversidade, vinculado ao Laboratório Integrado de Tecnologia Social (LITS). Criado pelos professores do Campus Santa Luzia, o LITS atua na pesquisa e na extensão aplicadas a contextos e arranjos produtivos e culturais locais, desenvolvendo tecnologias sociais com experimentação, inovação e empreendedorismo, visando contribuir para melhorias na qualidade de vida da população.

Na quarta-feira, 27, a conversa se deu com base no tema “A cultura indígena na escola”, em que foram abordados assuntos como a trajetória histórica e atual dos povos indígenas, o ensino da arte indígena na escola e as práticas construtivas indígenas. Estiveram presentes os professores indígenas Alípio Xacriabá, Edimar Xacriabá, Edivam Xacriabá, Manuel Antônio Xacriabá, Maria José Xacriabá (UFMG) e pelo professor e arquiteto, Tiago Hardy (IFMG).

Já nesta quinta-feira, 28, é a vez do tema "A cultura afro na escola", com a discussão das relações étnico-raciais na escola, uma nova epistemologia das relações étnico-raciais e a exibição do curta-metragem "Vista minha pele". Foram convidados o músico Tom Nascimento e os professores Rodrigo Ednilson (UFMG) e Ana Amélia Laborne (Uemg).

O objetivo do Observatório da Diversidade é promover atividades vinculadas ao tema da diversidade dentro do campus e promover eventos formativos voltados aos professores da rede pública da cidade e a comunidade interna e externa. Integrado ao LITS, este projeto de extensão visa sintetizar as iniciativas em torno da diversidade, visando fortalecer essas questões nos campi.

Seminários “A cultura indígena na escola” e “A cultura afro na escola”

Datas: quarta e quinta-feira, 27 e 28 de setembro de 2017

Local: Auditório do IFMG campus Santa Luzia.

Endereço: Rua Érico Veríssimo, 317. Bairro Londrina

(31) 3634-3910 - Secretaria

Outras informações: neilson.silva@ifmg.edu.br ou tales.faria@ifmg.edu.br

(Fonte: Comunicação / Santa Luzia)