Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Como ser produtivo trabalhando em casa durante a Covid-19
conteúdo

Notícias

Como ser produtivo trabalhando em casa durante a Covid-19

publicado: 24/03/2020 15h42, última modificação: 18/03/2024 08h34

Desde o dia 18 de março, o IFMG suspendeu as atividades letivas por tempo indeterminado, a jornada administrativa está sendo cumprida remotamente e, apenas os serviços essenciais estão mantidos na instituição, respeitando as medidas de segurança sanitária determinadas pelo Ministério da Saúde. 

Muitos podem estar vivendo pela primeira vez a experiência de trabalhar em casa, o chamado home office. Por isso, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e a Diretoria de Comunicação prepararam algumas dicas para que o servidor possa se adaptar à nova rotina e manter a produtividade durante a pandemia da Covid-19. Veja abaixo:

  1. Crie um local de trabalho confortável: Escolha um espaço que seja tranquilo, ventilado e com boa iluminação. Crie um espaço ergonômico e específico para trabalhar em casa. Evite trabalhar no sofá ou na cama, pois além de trazer danos a sua postura, o local torna-se muito convidativo para tirar um cochilo não programado.   

  1. Faça pausas para o café e o almoço: A pausa para um cafezinho ou para um lanche rápido durante o trabalho é importante para manter a produtividade, além de proporcionar um breve descanso na jornada de trabalho. Estipule o tempo para o almoço e evite interrupções para responder e-mails ou atender telefonemas. Aproveite para levantar da cadeira e faça alguns exercícios de alongamento. 

  2. Não trabalhe de pijamas: Para estar confortável não é necessário manter o pijama. Para despertar, tome um banho e vista-se de maneira casual, pois você pode acabar sendo convocado para uma reunião por videoconferência. Além disso, o dress code pode influenciar na produtividade e na confiança. Escolha algo confortável e mantenha o ritual de se arrumar para trabalhar em casa. 

  1. Defina sua rotina e metas diárias: Uma das grandes tentações do home office é a possibilidade de acordar mais tarde do que o usual e procrastinar o início do expediente. Portanto, defina os horários de início e término do trabalho, caso contrário você sempre estará conectado. Combine com a chefia e seus colegas quais projetos estão sendo executados e os prazos para entrega.

  2. Bloqueie as redes sociais durante o expediente: O smartphone e as redes sociais podem ser vilãs no gerenciamento do tempo e, consequentemente, impactar na produtividade enquanto estamos no trabalho remoto. É possível configurar no telefone o recurso ‘repouso’ ou ‘não perturbe’, além de gerenciar quais notificações irão chegar durante o expediente. 

  1. Converse com as crianças sobre a nova rotina: É natural que as crianças estejam entediadas durante o período de isolamento social. A missão dos pais torna-se ainda maior na tentativa de manter o equilíbrio entre a vida profissional e a familiar durante o trabalho remoto. Portanto, é importante que os pais expliquem aos filhos que em certos momentos não será possível a interrupção e defina quais situações são emergências passíveis de atenção. Replique a rotina das crianças em casa e estipule atividades acadêmicas e/ou pedagógicas durante o ‘horário do expediente’, assim os pais conseguem trabalhar no mesmo período. Caso o(a) parceiro(a) estiver em casa, ajuste os horários para dar atenção aos pequenos. 

  1. Hidrate-se constantemente: Manter-se hidratado ao longo do dia evita o surgimento de cãibras, dores de cabeça, controla a pressão sanguínea, ajuda na redução da retenção de líquidos, dentre outros fatores. Por isso, mantenha uma garrafa com água ou chá na sua mesa de trabalho. E se mesmo assim você esquecer de tomar água, já existem aplicativos gratuitos que enviam lembretes durante o dia. Eles são: Beber Água ou Aqualert.

  2. Mantenha-se conectado com a equipe: É importante que a equipe tenha definido uma estratégia de comunicação durante esse afastamento. O IFMG, por meio do Google Hangouts, disponibiliza uma ferramenta para troca de mensagens e de vídeos, além de iniciar conversas em grupo. Outra ferramenta gratuita muito popular é o Zoom (disponível para Android e iOS). A sala de videoconferência pode ter até 25 participantes e permite a troca de textos, documentos e apresentações. A vantagem da videoconferência é evitar desentendimentos e interpretações erradas nas falas. E para manter as atividades colaborativas organizadas, uma boa dica é o Trello, aplicativo gratuito que permite colocar as tarefas da equipe em ordem e definir o prazo de entrega para cada situação. 

  3. Evite distrações: É preciso ter disciplina para manter a rotina do home office. Televisão, videogame, redes sociais, marido, esposa, filhos, animais e comida a vontade são algumas situações que podem te distrair durante a execução das atividades. Por isso, combine com as pessoas da casa os horários que não devem haver interrupções. 

IFMG cria página sobre a Covid-19

O IFMG também lançou na última semana uma página com informações atualizadas sobre as decisões acadêmicas e administrativas tomadas para minimizar os impactos do coronavírus no âmbito da instituição. Dentre os documentos disponibilizados estão os boletins do Comitê Gestor de Crise e os canais de comunicação disponibilizados à comunidade acadêmica, administrativa e externa. 

Para se manter atualizado sobre as decisões do IFMG durante a pandemia da Covid-19, CLIQUE AQUI.

registrado em: ,