Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos de Bambuí têm projeto escolhido por instituto que vai transformá-lo numa startup

publicado: 09/05/2017 17h44, última modificação: 26/03/2024 14h30
Da esquerda para a direita: Paulinelly Oliveira, Silvio Garcia, o orientador do projeto, professor Ciniro Nametala e o professor Adriano, do curso de Zootecnia.

“Nós, professores do curso de Engenharia de Computação, e eu como orientador, estamos muitíssimo felizes com a notícia pois ela representa um marco na história do nosso curso e, também, em todos os cursos de engenharia do IFMG. O AWC é um dos principais programas de financiamento de startups hoje desenvolvido no Brasil.” A fala é do professor Ciniro Nametala que tem, sim, motivos para comemorar. Ele é o orientador do projeto de TCC elaborado por Sílvio Garcia, aluno do curso de Engenharia de Computação no Campus Bambuí. O projeto ainda conta com o apoio dos professores Adriano Geraldo da Zootecnia e Francisco Heider, da Automação.

A máquina selecionadora de ovos que está sendo construída é o único projeto representante de institutos federais selecionado para participar do programa Academic Working Capital (AWC). No programa, onde são desenvolvidas atividades que vão além do TCC, o aluno Sílvio Garcia trabalha ainda com outro aluno do mesmo curso, Paulinelly Oliveira.

Ligado ao Instituto TIM, o AWC selecionou diversos projetos de conclusão de curso, dentre universidades e institutos federais para que, ao longo deste ano, os alunos participantes recebam todo o suporte necessário para transformar a ideia em uma startup de sucesso. Serão oferecidos treinamentos, recursos financeiros e consultoria.

O diferencial do produto não está somente na tecnologia, mas também no potencial de mercado para o tipo de consumidor para o qual é destinado. “Há equipamentos que realizam a classificação automatizada de ovos, porém são voltados a grandes e médios produtores, possuem custo elevado dificultando a aquisição por avicultores de menor porte. Temos o preço como principal diferencial e estamos desenvolvendo uma máquina que atenda às necessidades desse produtor” explica Sílvio Garcia. Ele conta que a ideia surgiu a partir de conversas com alguns professores, como o fato de pequenos produtores de ovos ainda não possuírem um equipamento automatizado que fosse acessível.

Com a conclusão do curso prevista para 2018, a dupla Silvio e Paulinelly já traça planos  para o futuro: “A aprovação deste trabalho pelo Instituto TIM foi muito gratificante, pois mostrou que podemos ‘brigar’ num patamar próximo das grandes universidades e estamos nos esforçando  para que dê certo. Tornar esta ideia uma startup é uma das fortes opções para o futuro”, afirma Sílvio, que também deixa um recado para os alunos do IFMG: “ aos que ainda ficam receosos de tentar, seja por falta de tempo ou cansaço, lembrem-se do lema na entrada do campus Bambuí: ‘Aprender para Fazer, Fazer para Aprender’. Afinal são as tentativas que farão você, em algum momento, conseguir o que quer. Então, por que não fazer e tentar?”

• Clique aqui e confira o vídeo que explica o funcionamento da máquina, gravado por Silvio e Paulinelly

Saiba mais sobre o programa Academic Working Capital (AWC)

registrado em: ,