Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana da Família Agrícola movimenta a comunidade de Bambuí em abril

Semana da Família Agrícola movimenta a comunidade de Bambuí em abril

publicado: 06/04/2018 10h15, última modificação: 21/03/2024 09h29

De 9 e 14 de abril, segunda a sábado, o Campus Bambuí  será palco para a tradicional Semana da Família Agrícola, evento que integrará, também, a X FestMilho, o VI Dia do Leite, o 2º Encontro de Agronegócios e a Feira Gastronômica “Sabores Artesanais”. As inscrições podem ser feitas, localmente, até o dia do evento.

Após 20 anos, a Semana retorna com uma nova proposta, aliando cultura, tecnologia e inovação ao meio rural. A finalidade é disseminar o conhecimento e promover o desenvolvimento socioeconômico da região, por meio da aproximação do campus aos mais diversos membros da comunidade local, especialmente o produtor rural.

A palestra de abertura está programada para o dia 9, às 19h, no Centro de Convenções e será proferida pelo presidente da Fapemig, Evaldo Vilela, com o tema “Cenário da agropecuária em Minas Gerais e no Brasil”.

A programação do evento é bastante diversificada e contará com uma série de mesas redondas e palestras sobre as mais variadas pautas. No dia 11, às 8h, será lançado o programa “Vivências”, uma experiência de extensão técnica e universitária de caráter pedagógico. Por meio dele, o aluno tem a oportunidade de permanecer por  dez dias em uma pequena propriedade e vivenciar práticas, relações humanas, de produção e de intercâmbio cultural.

Acesse o site oficial da Semana da Família Agrícola: http://www.bambui.ifmg.edu.br/portal/sfa

Confira abaixo a programação completa.

Dia 09/04 - Segunda-feira

18h - Credenciamento

19h – PALESTRA DE ABERTURA. "CENÁRIO DA AGROPECUÁRIA EM MINAS GERAIS E NO BRASIL" (EVALDO GONÇALVES VILELA – PRESIDENTE DA FAPEMIG)

Dia 10/04 - Terça-feira

16:00 – FEIRA GASTRONÔMICA “Sabores Artesanais”

Local: Estacionamento da Diretoria Geral

18:00 – MESA REDONDA:AGRICULTURA FAMILIAR E A GASTRONOMIA”. (CHEF EDUARDO MAYA).

Local: Salão Nobre

Dia 11/04 - Quarta-feira

08:00 – LANÇAMENTO DO PROGRAMA “VIVÊNCIAS”.

Palestra: Estágio interdisciplinar de Vivência (Prof. Reginaldo Proque – IFNMG Campus Arinos).

16:00 - Feira

18:00 - MESA REDONDA: “MULHERES DO CAMPO”

Local: Salão Nobre

Dia 12/04 - Quinta-feira – X FESTMILHO

PALESTRA 01 – (07:30 h as 09:00 h) - Walfrido Caetano de Medeiros Junior;

-  Tema: A Cultura do feijão X a pirataria de sementes;

-  Eng. Agrônomo pelo IFMG - Bambuí;

-  Eng. Agrônomo responsável pela multiplicação de sementes de Feijão, arroz, soja e forrageiras na empresa Agro Norte Pesquisa e Sementes LTDA.

PALESTRA 02 – (09:30 h as 11:00 h) - Dr. Humberson Rocha Silva;

-  Tema: Uso da geoestatística no manejo de doenças de plantas;

-  Eng. Agrônomo pela UNIMONTES; Mestre e Doutor em Fitopatologia pela UFLA;

-  Professor dos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental da UninCor e Consultor em estatística.

PALESTRA 03 – (13:00 h as 15:00 h) - Dr. Manoel Batista da Silva Júnior;

-  Tema: Doenças do milho: Diagnose e manejo;

-  Eng. Agrônomo, Mestre e Doutor em fitopatologia pela UFLA;

-  Cursa pós-doutorado pelo Departamento de Fitopatologia da UFLA;

-  Analista de Pesquisa e Desenvolvimento na empresa Satis Indústria e Comércio LTDA.

PALESTRA 04 – (15:30 h as 17:00 h) - Mário Jefferson Pereira da Silva;

-  Tema: Tecnologias Heringer para altas produtividades na cultura do milho;

-  Eng. Agrônomo pela UFLA;

-  Supervisor Comercial da empresa Fertilizantes Heringer.

Dia 13/04 - Sexta-feira – PROGRAMAÇÃO VI DIA DO LEITE e 2º ENCONTRO DO AGRONEGÓCIO

Local: Auditório do RH

9:00 – 10:00: Abertura 2º Encontro do Agronegócio

10:00: Feira do Agronegócio