Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Trabalho de dois alunos do Campus Piumhi é selecionado para 26ª Ciência Jovem

Trabalho de dois alunos do Campus Piumhi é selecionado para 26ª Ciência Jovem

publicado: 02/10/2020 10h08, última modificação: 07/03/2024 11h15

O projeto “Estímulos de frequência sonora em besouros do gênero Dichotomius”, desenvolvido pelos alunos Kayky Brito e João Marcos Campos, do 2° ano do curso técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do Campus Piumhi, sob orientação do professor Dr. Pedro Camargo (Peixe), foi selecionado para a 26° Ciência Jovem, evento científico do Nordeste do país. A feira é organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, abrange inscritos de todo o Brasil e América Latina, e ocorrerá entre os dias 11 e 13 de novembro de 2020.

A pesquisa foi realizada ao longo de 2019 e fundamentada em como os besouros do gênero Dichotomius reagem a diferentes estímulos sonoros. Por meio deste estudo pioneiro, foi possível identificar frequências capazes de tirar os insetos do estado de dormência. Dados entusiasmantes, pois podem embasar futuros usos para o controle de pragas em plantações, em especial de besouros.

Para o professor Pedro Peixe, “é uma enorme satisfação ver o nosso trabalho sendo coroado com a chance de disputar o título de melhor projeto científico secundarista em uma feira desse porte. Vamos fazer de tudo para trazer o inédito título para o IFMG Piumhi”, conta.

(Texto: Campus Piumhi)

registrado em: