Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Três equipes do IFMG brilham na Olimpíada Brasileira de Robótica e se classificam para a etapa nacional

Medalhas de ouro, prata e bronze em etapa nacional abriram as portas para a competição nacional que acontecerá em Goiânia.
publicado: 24/09/2024 06h21, última modificação: 24/09/2024 11h22

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) deste ano foi marcada pelo excelente desempenho de duas equipes do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), que se destacaram na etapa estadual realizada em Araxá, no dia 14 de setembro. As equipes G.I.Ants, do Campus Formiga e as equipes Vectra e Decepticons, do Campus Betim, conquistaram o primeiro, segundo e terceiro lugares em suas respectivas modalidades, garantindo vaga na etapa nacional, que será realizada em novembro, em Goiânia.

Na modalidade Artística, a equipe G.I.Ants, do Campus Formiga, formada pelas estudantes Romana Santos Moraes e Maria Isabel  Arantes da Silva (2º ano do curso técnico em Informática) e Ana Luiza Silva e Vitória Antonieta do Couto (3º e 2º anos do curso técnico em Administração), inspirou-se no filme Titanic para apresentar uma encenação com robôs construídos com tecnologia Lego. Os robôs Jack e Rose dançaram uma música irlandesa e, junto ao robô Iceberg, recriaram a icônica cena do filme de forma criativa e inovadora, conquistando a medalha de ouro na competição.

A vitória foi celebrada de maneira muito emocionada pela professora Denise Ferreira Garcia Rezende, responsável pela equipe G.I.Ants. “Foi um sonho realizado participar da modalidade Artística e proporcionar essa experiência de aprendizado para as alunas. O primeiro lugar é resultado de muito trabalho e dedicação", disse ela.

Nesta etapa estadual, o Campus Betim levou quatro equipes para a OBR, sendo coordenadas pela professora Michelle Mendes.

A equipe Vectra - composta pelas estudantes Bruna Ribeiro, Thamyris Araújo e Rafaelle Ruby Matos e Aysla Souza - (Técnico em Automação Industrial e Técnico em Mecânica) enfrentou uma competição acirrada com mais de 50 equipes e acabou conquistando a medalha de prata.

Segundo as estudantes, a preparação começou em 2023 quando elas participaram da OBR pela primeira vez. "Estávamos muito motivadas e nos dedicamos muito. A gente já esperava um bom resultado, mas ser vice-campeãs e classificadas para a nacional foi surpreendente!", comentaram as alunas.

Além da Vectra, a equipe Decepticons - Juan Pablo da Silva, Sabrina Dias, Isabel Evelyn Gomes e Pedro Henrique Meireles (Técnico em Automação Industrial) - também do Campus Betim, superou desafios após ajustes estratégicos durante a competição e levou a medalha de bronze. “Estávamos nervosos, pois na primeira rodada não tivemos um bom resultado. Mas conseguimos realizar ajustes e nos recuperar a ponto de conquistar a medalha de bronze, estamos muito felizes”, ressaltou Isabel.

A coordenadora da equipe ressaltou o feito para o campus na competição. "É a primeira vez que classificamos uma equipe para a etapa nacional e conquistamos duas posições no pódio estadual”, disse Michelle Mendes.

Agora, as equipes do IFMG seguem se preparando para a etapa nacional da OBR, que ocorrerá entre os dias 11 e 17 de novembro, em Goiânia.

Saiba mais:

Clique Aqui | Equipe G.I.Ants conquista 1º lugar na etapa estadual da OBR e se classifica para a fase nacional

Clique Aqui | Robótica: equipes conquistam medalha em etapa estadual