Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Trinca Literária, concurso de poesias e festival de curtas dão tom cultural do IFMG à quarentena
conteúdo

Notícias

Trinca Literária, concurso de poesias e festival de curtas dão tom cultural do IFMG à quarentena

publicado: 12/05/2020 12h03, última modificação: 18/03/2024 08h08

Quem diria, mesmo em tempos de Covid-19, o IFMG não deixou seu lado cultural. De fato, apresentações estudantis musicais ou teatrais tiveram que parar, mas sempre há um espaço para os amantes da literatura ou para os fissurados pelo audiovisual. Trinca Literária, Concurso de Poesias e Festival de Curtinhas são algumas das atividades que estão em andamento (a distância) durante a pandemia. Que tal saber mais sobre essas atividades na reportagem abaixo?

Três em um

A Trinca Literária foi criada por três professoras do Campus Congonhas, todas experts em literatura. Júlia Luiza Bento, Melissa de Sá e Thady Martinelli já conversavam muito sobre livros antes mesmo do projeto e resolveram abrir um espaço virtual para a discussão e análise de obras.  

Resultado: surgiu a Trinca. “Além de ser uma forma de continuarmos em contato durante o isolamento social, poderíamos aumentar nosso repertório literário. Daí, nos demos conta de que a tecnologia poderia fazer com que mais pessoas também pudessem ler e participar conosco não só da leitura, mas da análise dos textos”, comenta Thady Martinelli.

E o projeto vem dando tão certo que já contou até com a participação de uma autora, Priscilla Matsumoto, que escreveu "Às vezes ouço minha voz em silêncio". Não é genial?!

Então, que tal participar das próximas lives? Você pode contribuir para a análise de livros que estão sendo debatidos ou mesmo aprender um pouco mais. As divulgações são sempre feitas pelo instagram (@trincaliteraria) e a transmissão é feita pelo YouTube, em link divulgado anteriormente (na BIO do insta). Os encontros sempre ocorrem às segundas-feiras, às 19h.

Festival sem fronteiras

Já na etapa de envio dos vídeos, o festival “Quarentena em um minuto” teve 23 inscritos de vários estados: São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e, claro, Minas Gerais. De acordo com a profa. Fabiana Cunha Machado, do Campus Conselheiro Lafaiete, ‘na próxima fase, os curtas vão ser assistidos e classificados. Os dez melhores serão exibidos em um canal no YouTube. Também serão classificados o melhor filme, a melhor direção e o quesito “originalidade”’.

Poesia em Ribeirão

Moradores de Ribeirão das Neves, estudantes e servidores do campus podem participar do III Concurso de Poesias do IFMG Ribeirão das Neves: Literatura e Vida. Ao todo, serão apontados nove vencedores, sendo dois melhores entre os cursos integrados, dois dos superiores, dois da comunidade, dois de servidores e um último, por votação popular. Não é o máximo?!

Os organizadores Fábio Henrique Santos e Agnaldo Sousa explicam que, “entre os critérios avaliados estão a criatividade; o uso dos recursos estéticos típicos do gênero como ritmo, sonoridade, figuras de linguagem e o emprego de normas gramaticais de acordo com a língua escrita, salvo em casos onde há uma intenção estética”. 

As inscrições são gratuitas e foram prorrogadas até 31/05. Mais informações e inscrições pelo link. 

 

registrado em: