Você está aqui: Página Inicial > Notícias > VI Semana da Biblioteca do Campus Governador Valadares: inscrições abertas

Acontece nos Campi

VI Semana da Biblioteca do Campus Governador Valadares: inscrições abertas

Evento será presencial e ocorre entre os dias 03 e 07 de outubro. Programação contempla oficina, mentoria poética, encontros literários e apresentações musicais. Confira!
publicado: 27/09/2022 13h16, última modificação: 09/03/2024 08h47

Entre os dias 03 e 07 de outubro será realizada a sexta edição da Semana da Biblioteca do IFMG - Campus Governador Valadares. O evento tem por objetivo proporcionar o acesso à informação, criando processos que relacionem o conhecimento, a cultura e o lazer, integrando o Campus com a comunidade interna e externa, e também visando a responsabilidade social do Instituto.

Entenda

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto nº 84.631, em 1980. De acordo com o documento, é comemorada anualmente entre os dias 23 e 29 de outubro. No último dia de outubro, também se comemora o Dia Nacional do Livro. No IFMG-GV, por questões de ajustes do calendário acadêmico, foi transferida para a primeira semana de outubro.

“A semana tem como objetivo incentivar a leitura e estimular a construção do conhecimento, difundir o livro e divulgar o papel da biblioteca como instrumento de democratização, bem como promover a informação e o acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais. Além disso, difunde a profissão do bibliotecário e possibilita a atualização e desenvolvimento desse profissional”, explica Rejane Oliveira, bibliotecária do Campus GV e coordenadora do evento.

O que vai rolar?

A VI Semana da Biblioteca do IFMG-GV proporcionará aos participantes uma experiência de leitura e aprendizado única, garantem os organizadores. Serão ao todo cinco dias com programação diversificada que inclui: oficina, debates, happy hour, entre outras.

As atividades são totalmente gratuitas e abertas à participação da comunidade externa. Para algumas é necessário inscrição prévia.

Confira a seguir o cronograma completo e como se inscrever:

03/10 (segunda-feira) - 09h30 às 10h10, na Cantina do IFMG-GV

Abertura oficial: Apresentação Musical* & Mostra do Museu Itinerante (fotografias históricas de Governador Valadares)

* Realização de breves números musicais por alunos do IFMG-GV sob organização do professor de Artes do Campus, Alex de Paula.

04/10 (terça-feira), no Auditório do IFMG-GV

Oficinas de Haikai (Prof. Wanderson Batista)

Momento para compreender e praticar essa milenar arte japonesa. Será apresentada conceituação dessa forma poética, exemplos, tendências e proposta confecção de poemas haikai.

13h às 14h30 / 15h às 16h30 - link de inscrição
* Serão disponibilizadas 20 vagas para cada turma. Critério de seleção: ordem de inscrição.

------------

20h30 às 21h (Cantina)

Happy Hour com o músico Paulinho Manacá

Momento de recitação poética e bate-papo dos alunos dos cursos superiores com o músico e poeta valadarense Paulinho Manacá.

05/10 (quarta-feira) - 13h15 às 14h45, no Auditório do IFMG-GV

4º encontro do projeto “Diálogos” em parceria com o projeto de Extensão “Folclore-se: Cidadania Ambiental, Saber é Poder” (acesse o texto)

Vagas limitadas - link de inscrição

06/10 (quinta-feira) - 15h45 às 17h15, no Auditório do IFMG-GV

Mentoria Poética (poeta Brunno D’Almas)

De forma leve e descontraída, o poeta Brunno D’Almas compartilhará com os participantes suas experiências em relação à sua composição poética e oferecerá breves apontamentos práticos para a escrita de textos em versos.

Vagas limitadas (25) - link de inscrição

07/10 (sexta-feira) - 08h30 às 10h30, no Presídio de GV

Manhã Literária com mulheres privadas de liberdade do Presídio de Governador Valadares*

Na oportunidade, serão trabalhadas diversas dinâmicas lúdicas e pedagógicas voltadas ao entretenimento, reflexão e socialização de um grupo específico de mulheres privadas de liberdade do Presídio de Governador Valadares.

*Atividade restrita a servidores do IFMG-GV. Participantes: bibliotecária Rejane Oliveira, profª. Daniela Martins, profª. Etna Castro; prof. João Eustáquio; prof. Wanderson Batista.

Em caso de dúvidas e mais informações, entrar em contato com a bibliotecária Rejane Oliveira na

Biblioteca do Campus ou pelos seguintes canais:  / (33) 3272-5400 - opção 5405.