Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa e Pós-Graduação > Apresentação de TCC/Dissertação/Tese em Sigilo
conteúdo

Apresentação de TCC/Dissertação/Tese em Sigilo

publicado 08/07/2022 13h19, última modificação 21/09/2022 13h27

________________________________________________________________________________________________________________________

 Voltar à Propriedade Intelectual

INTRODUÇÃO

O NIT/IFMG apoia orientadores e orientandos dos programas de pós graduação e graduação do IFMG a realizarem apresentações de TCC e defesas de dissertações e teses em sigilo, desde que haja como resultado algum conhecimento que possa ser patenteado.

As sessões em sigilos são importantes porque para se obter uma patente é necessário que a invenção seja inédita no momento do depósito junto ao órgão oficial, que no Brasil é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Isso significa que qualquer publicação aberta dos resultados da pesquisa antes do pedido formal de proteção, como publicação de artigo em revista científica, apresentação de trabalho em congresso e até mesmo defesas de dissertações ou teses, pode anular a novidade da invenção, evitando o seu patenteamento.

O sigilo das defesas acontece nas sessões fechadas quando todas as pessoas presentes, membros da banca examinadora e convidados, assinam previamente um termo de confidencialidade. O procedimento é válido tanto para defesas presenciais quanto virtuais.

A versão final da tese, dissertação ou TCC também deve ser mantida em sigilo, preservando assim a novidade para um futuro patenteamento.

PASSO A PASSO

1 - Informe ao NITIFMG (2).png