Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa e Pós-Graduação > Inovação Tecnológica > Desenho industrial
conteúdo

Desenho industrial

publicado 28/01/2022 11h23, última modificação 28/01/2022 16h07

 _________________________________________________________________________________________________________________________

 Voltar ao menu Propriedade Intelectual

Desenho Industrial

O registro de Desenho Industrial protege os aspectos ornamentais de um objeto que pode ser reproduzido de forma industrial – tanto a sua forma tridimensional quanto os aspectos bidimensionais, como estampas e padrões aplicados.

Você pode pedir esse registro se tiver criado, por exemplo, a nova forma plástica de um relógio, brinquedo, veículo, embalagem ou até o padrão de linhas e cores de uma estampa de tecido.

Porém, o registro não se aplica à proteção dos aspectos técnicos, funcionais ou tecnológicos de um produto, nem à proteção de marcas e logotipos. Ele apenas se destina a proteger a aparência desse produto.

Fonte: Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Fluxo do processo de desenvolvimento da patente

 Se você é docente, discente, técnico administrativo ou inventor externo (sem vínculo ao IFMG) e quer comunicar o desenvolvimento de um desenho industrial, preencha o formulário de invenção de desenho industrial  e aguarde a posição da coordenação do Núcleo de Inovação Tecnológica.

Com o aval positivo no preenchimento da documentação citada, será feita uma busca de anterioridades do desenho e se não forem encontradas documentações parecidas com a encaminhada ao NIT, o autor encaminhará os desenhos feitos em ferramenta própria para elaboração de desenho e após o envio, será feito o depósito do desenho industrial.

   

Materiais informativos

 Nesse guia do INPI você tem acesso a mais informações sobre o registro de desenho industrial, qualquer dúvida entre em contato com o NIT por meio do email nit@ifmg.edu.br