LIC - Laboratório de Inovação colaborativo
O que é o LIC?
Laboratório de Inovação Colaborativo do IFMG é um espaço de produção e difusão de conhecimentos relacionados à gráfica e modelagem virtual, à prototipagem e ao empreendedorismo colaborativo. Trata-se de uma unidade itinerante que pretende atender a todos os Institutos Federais de Educação do Estado de Minas Gerais e também à comunidade em geral.
O LIC tem como conceito a Tecnocultura Inclusiva. Considerando que as tecnologias digitais penetram de modo participativo e operativo na produção do conhecimento humano, onde tanto a economia global quanto a vida cotidiana estão imbricadas às tecnologias em rede.
Com o LIC o IFMG pretende fomentar e potencializar a produção, a reinvenção, a renovação e a experimentação de saberes, conhecimentos e cultura em diversas regiões e comunidades de Minas Gerais.
O que tem no LIC?
O LIC possui os seguintes equipamentos, não se limitando a estes - (verificar o check list de equipamentos no anexo 1 ).
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1 Máquina Laser Corte e Gravação área útil 90x60cm 100w. Dimensões 134x90x110 cm (comprimento x largura x altura)
- 3 Notebooks 56165 e 56166 e 6T6TXQ084
- 4 Tablets 4k, tela 12,9", 512GB, wifi, câmera 12MP 56167 e 56168 e 56169 e 56170
- 1 Drone pequeno FOYU FO-F7OB 56171
- 1 Smart TV LED 60" 56172
- 1 Frigobar 120 litros-110/220V. Dimensões: 51,9x 48,2x86,2 cm (comprimento x largura x altura)
- 1 Purificador de Água - 110/220V. Dimensões: 29x26,1x37,6 cm 56174
- 1 Câmera filmadora + Cartão de memória da câmera filmadora 56175
- 2 Mesas Dobráveis 56176 e 56177
- 8 Cadeiras dobráveis estofadas de vinil na cor preta almofadada. 56178 a 56185
- 2 Cadeiras de escritório - verde e vermelha 56186 e 56187
- 1 Bancada Fixa 56192
- 1 Bancada Armário 56196
- 1 Projetor de alta resolução, Dimensões: 23x32x11 cm (comprimento x largurax altura) 56199
- 1 Lousa Digital Touchscreen 78" 56200 Tampa Lateral
- 2 Óculos de Realidade Virtual 3D (óculos porta celular) com fone de ouvido 56201 e 56202
- 1 Impressora 3D: Tecnologia Plástico para impressão com jato (RPP), Jatos de impressão duplos. Dimensões 33,5x24,1x34,3 cm (comprimento x largura x altura)
- 1 Impressora Multifuncional Laser Wifi – Impressão Colorida. Dimensão: 33,9x53x49,9 cm (comprimento x largura x altura)
- 3 Controle TV + Controle do Ar Condicionado + Controle Projetor Sem Patrimônio
- 3 Kits Robótica (Arduino) Sem Patrimônio
- 3 kits robótica LEGO 03 kits completos + 01 caixa de reposição
- 1 Maleta com rodízio de ferramentas Sem Patrimônio
- Vários Manuais Sem Patrimônio
- 6 Pranchetas coloridas
- 2 Roteador Wireless (IntelBrás e Easys) Sem Patrimônio
Como posso utilizar o LIC?
O LIC pode ser utilizado em diversas atividades relacionadas à inovação, empreendedorismo e capacitação nas áreas STEAM (Ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática). Com o laboratório é possivel realizar eventos de ideação e prototipação de projetos de inovação, hackathon, além de diversos cursos e capacitações. O LIC tem uma plataforma móvel, no qual possibilita que até 10 pessoas possam utilizar a sua estrutura ao mesmo tempo.
Objetivos
- criar um ambiente multifuncional e colaborativo móvel, que permite aos pesquisadores, a comunidade e aos alunos interagirem e desenvolverem ideias inovadoras, além de serem atores ativos no processo de construção do conhecimento;
- gerar novos produtos, serviços e/ou reformular processos por meio de melhorias incrementais e disruptivas;
- possibilitar a evolução de novos produtos, serviços, eficiência de processos, parcerias ou modelos de negócios;
- promover atividades de divulgação de Ciência e Tecnologia e outras relacionadas com o ambiente e a cultura; e,
- desenvolver projetos em parceria.
Quem pode solicitar o LIC?
Qualquer campus dos Institutos Federais situados em Minas Gerais: IFMG, IFNMG, IFsulminas, IFsudestemg, IFsuldeminas. Além dos Institutos Federais, as prefeituras, Entidades sem fins lucrativos e empresas também podem solicitar o LIC.
Como solicitar o LIC?
A solicitação de disponibilização do LIC Móvel deverá ser realizada pelo solicitante no e-mail nit@ifmg.edu.br.
O solicitante deve atestar no check-list Anexo 1 (https://forms.gle/P4fTK37pxmgoDJGy8) que tem conhecimento do manual de operação e que assistiu aos Vídeos de Montagem (Parte 1, Parte 2 e Parte 3) e aos Manuais de Atividades do LIC (Manual do Professor e Manual do Estudante), disponíveis em: https://www.ifmg.edu.br/portal/pesquisa-e-pos-graduacao/inovacao-tecnologica-1/lic-laboratorio-de-inovacao-compartilhada
O LIC Móvel será disponibilizado por um período mínimo de 7 dias e máximo de 90.
Para utilizar o LIC Móvel, o solicitante deve assinar o termo de responsabilidade apresentado no Anexo 2 (https://forms.gle/gVDfX4Uf2191dXG76) confirmando a ciência das normas e responsabilidades previstas neste regulamento. Além disso, deve comunicar ao Diretor do Campus, por e-mail, sobre a solicitação, com cópia para o NIT no e-mail nit@ifmg.edu.br, com o assunto: "Solicitação do LIC".
O Regulamento Geral do LIC está disposto no seguinte link (Regulamento do Uso do LIC)
Manual de montagem do LIC
Vídeo da Montagem do LIC - parte 1
Vídeo da Montagem do LIC - parte 2
Vídeo da Montagem do LIC - parte 3
Manuais de atividades do LIC
1 - Piscando um LED com Arduino Princípios básicos para acionamento de componentes:
Duração da atividade: 1 hora
Público alvo: Alunos das séries finais do ensino fundamental, ensino médio e ensino superior
Objetivo: O foco desta atividade é o de apresentar os principais conceitos básicos sobre eletrônica e programação, explicar o funcionamento e permitir a manipulação dos componentes, com o intuito de despertar o interesse nos alunos neste campo do conhecimento até então desconhecido.
2 - Desenvolvimento de um semáforo utilizando a plataforma arduino
Duração da atividade: 1 hora
Público alvo: Alunos das séries finais do ensino fundamental, ensino médio e ensino superior
Objetivo: O objetivo dessa atividade é entender o funcionamento da plataforma Arduino, construir o circuito do semáforo no protoboard, compreender os comandos básicos da linguagem C e da plataforma Arduino e Criar e gravar a programação do semáforo na plataforma Arduino..
3 - Introdução à Robótica com Arduino Desvio de Obstáculos
Duração da atividade: 2 a 3 horas
Público alvo: Alunos do ensino médio e ensino superior
Objetivo: Introduzir conceitos de Robótica Móvel e Programação com Arduino por meio de um projeto prático de robô móvel. Introduzir conceitos de programação de maneira lúdica; Desenvolver habilidades de solução de problemas com o uso da robótica; Realizar a programação de um robô móvel com Arduino para desvio de obstáculos.
4 - Automação com Arduino - Acendendo uma Lâmpada com sensor de presença
Duração da atividade: 2 a 3 horas
Público alvo: Alunos do ensino médio e ensino superior
Objetivo: O foco desta atividade é o de apresentar os principais conceitos básicos sobre eletrônica e programação, explicar o funcionamento e permitir a manipulação dos componentes e sensores. Isso será feito por meio da metodologia de aprendizagem baseada em problemas e ensinando pelo exemplo.
5 - Introdução à Impressão 3D
Duração da atividade: 2 horas
Público alvo: Alunos das séries finais do ensino fundamental, ensino médio e ensino superior
Objetivo: Apresentar alguns repositórios gratuitos de modelos 3D para impressão e apresentar as principais características da impressão 3D, com suas possibilidades e restrições. Apresentar o universo da Modelagem 3D; Apresentar, demonstrar e vivenciar os ajustes necessários para uma boa impressão; Realizar a impressão de um objeto pequeno obtido em um dos repositórios apresentados.
6 - Introdução à Modelagem e Impressão 3D
Duração da atividade: 4 horas
Público alvo: Alunos do ensino médio e ensino superior
Objetivo: Introduzir conceitos de Modelagem de sólidos em software 3D gratuito, online e de fácil acesso e apresentar as principais características da impressão 3D, desmistificando o processo de impressão 3D e tornando-o mais acessível. - Introduzir os conceitos de Modelagem de sólidos utilizando software de fácil manipulação; - Criar um primeiro contato com o desenho 3D; - Apresentar, demonstrar e vivenciar os ajustes necessários para uma boa impressão; - Capacitar o estudante a realizar sua própria impressão de um objeto modelado durante a atividade.