Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa e Pós-Graduação > Inovação Tecnológica > Programa de mentoria do INPI
conteúdo

Programa de mentoria do INPI

publicado 11/08/2022 11h48, última modificação 11/08/2022 11h54

Voltar ao menu inicial

O Programa de Mentoria em Propriedade Industrial (PMPI) é uma iniciativa do Programa INPI Negócios, do qual tem como objetivo oferecer orientação sobre propriedade intelectual para fomentar a ampliação por parte das empresas e ICTS mentoradas, visando a disseminação da cultura da propriedade intelectual, contribuindo para a expansão dos depósitos de patentes no Brasil. 

Como que funciona?

O PMPI compreende inicialmente um curso de nivelamento em PI (assíncrono) e posteriormente a etapa de mentoria em si, sendo desenvolvida seguindo um Plano de Trabalho a ser elaborado entre mentor (servidor do INPI) e mentorando estabelecendo as expectativas, objetivos e metas, bem como o cronograma de encontros (presenciais ou por videoconferência) para orientação quanto ao uso do sistema de PI.

O PMPI tem duas etapas: 

1. CURSO DE NIVELAMENTO: Cujo objetivo é oferecer conhecimento básico sobre o sistema de Propriedade Intelectual, sobretudo em relação a patentes. O curso será ministrado a distância através de uma plataforma virtual, de modo assíncrono, com carga horária de 20 horas. Após a conclusão do curso o participante terá que realizar uma prova objetiva para obter o certificado. Esse curso encontra-se aberto na plataforma da academia do INPI e é pre-requisito para a participação no PMPI.

Após criar a sua conta na academia INPI, faça login, clique em cursos e selecione o curso "Uso da propriedade intelectual nos negócios de base tecnológica"

2. MENTORIA: Os participantes que já passaram pelo curso de nivelamento e que tenham um produto ou processo inovador desenvolvido por meio de pesquisas no IFMG, devem enviar um email para nit@ifmg.edu.br, com o assunto PROGRAMA DE MENTORIA EM PI e o certificado do curso de nivelament, além disso o pesquisador também deve preencher o formulário de comunicação de invenção.

Qual a vantagem de participar do PMPI?

o PMPI agregará toda a experiência do INPI acumulada durante anos de atividades dedicadas à articulação e disseminação, reunindo profissionais de diversas áreas do Instituto (mentores), em favor do processo de alavancagem do uso do sistema por parte dos inventores nacionais (futuros mentorandos do Projeto). De forma direta, o PMPI tem como objetivo principal aumentar o número de proteções de PI de empresas/inventores nacionais.

  • Para mais informações clique no link