Você está aqui: Página Inicial > NOSSOS CURSOS > Nível Técnico - Ensino Médio > Técnico em Eletrônica - Subsequente
conteúdo

Técnico em Eletrônica - Subsequente

por ana.guimaraes publicado 03/06/2016 15h48, última modificação 07/11/2023 21h18
Coordenador do curso: André Eurico de Morais - Email: andre.morais@ifmg.edu.br
0 ícone eletrônica.png Turno: Subsequente/Presencial/Noturno
Duração: Mínimo: 2 (dois) anos / Máximo: 4 (quatro) anos                                       
Vagas:40 
Ingresso: Processo seletivo, Transferência Externa e Interna                              
 

Apresentação:

O curso Técnico em Eletrônica, subsequente ao Ensino Médio, se propõe a formar profissionais capazes de: auxiliar na análise, no desenvolvimento e na implementação de projetos na área de eletrônica; instalar e fazer a manutenção em equipamentos e sistemas eletrônicos; executar procedimentos de controle de qualidade e gestão da produção de equipamentos eletrônicos; realizar manutenção eletrônica em aparelhos domésticos, industriais e hospitalares; desenvolver programas e equipamentos para automação; projetar circuitos microcontrolados e de transmissão de dados. Ao final do curso é conferido ao estudante concluinte o título de Técnico em Eletrônica.

Informações:

Objetivos do curso:

• Objetivo Geral
O objetivo geral do curso é formar profissionais-cidadãos, com habilitação técnica de nível médio, capazes de desempenhar suas atividades profissionais com consciência ética e humanística, com responsabilidade social e competência profissional na área de Eletrônica. Mais especificamente, o curso Técnico em Eletrônica na modalidade subsequente do IFMG Campus Sabará tem em vista formar profissionais que atuem junto a indústrias, laboratórios, empresas de telecomunicações e de produtos eletrônicos em geral, na análise, manutenção e implantação de sistemas eletrônicos.

 • Objetivos Específicos

Especificamente, pretende-se formar técnicos capazes de:

- Auxiliar na análise, no desenvolvimento e na implementação de projetos na área de eletrônica;

- Instalar e fazer a manutenção em equipamentos e sistemas eletrônicos;

- Medir e testar equipamentos eletrônicos;

- Executar procedimentos de controle de qualidade e gestão da produção de equipamentos eletrônicos;

- Propiciar a aquisição de conhecimentos de base científica e técnica direcionados para a área de Eletrônica;

- Desenvolver atividades atendendo às normas de segurança, proteção ao meio ambiente, saúde, sistemas de gestão e responsabilidade, agindo segundo os preceitos éticos profissionais da área de Eletrônica;

- Realizar o gerenciamento de processos e supervisão de indústrias automatizadas e eletroeletrônicas; análise e inspeção de serviços técnicos na área de eletrônica;

- Realizar ações empreendedoras;

- Empreender realizando novas ideias pela união da criatividade e da ciência;

- Desenvolver programas e equipamentos para automação;

- Projetar circuitos microcontrolados e de transmissão de dados.

 

Perfil Profissional:

 O perfil do egresso dos cursos técnicos do IFMG Campus Sabará, é pensado e construído com base nos quatro pilares da educação para o século XXI, de acordo com modelo proposto pela UNESCO. Segundo esse modelo, dever propiciar ao discente:

I - Aprender a aprender;

II - Aprender a fazer;

III - Aprender a conviver;

IV - Aprender a ser;

Em particular, o profissional concluinte do Curso Técnico em Eletrônica, subsequente, ofertado pelo IFMG Campus Sabará deverá ser capaz de atender ao perfil descrito para a função de Técnico em Eletrônica, contemplada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupação) no código de família número 3132. São títulos dessa família ocupacional: técnico em manutenção eletrônica (código 3132-05); técnico de manutenção eletrônica (circuitos de máquinas com comando numérico) (código 3132-10); técnico eletrônico (código 3132-15) e técnico em manutenção de equipamentos de informática (código 3132-20).

 

 • Competências profissionais gerais
De acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos (2014), as competências profissionais do eixo tecnológico de Controle e Processos contempla conhecimentos relacionados a leitura e produção de textos técnicos; estatística e raciocínio lógico; ciência, tecnologia e inovação; investigação tecnológica; empreendedorismo; tecnologias de comunicação e informação; desenvolvimento interpessoal; legislação; normas técnicas; saúde e segurança no trabalho; gestão da qualidade e produtividade; responsabilidade e sustentabilidade social e ambiental; qualidade de vida; e ética profissional.

Dessa forma, conforme a CBO, o Técnico em Eletrônica deverá ser capaz de trabalhar como: Auxiliar de eletrônica, Auxiliar de técnico de eletrônica, Auxiliar técnico eletrônico, Eletrônico de rádio e televisão, Laboratorista de ensaios eletrônicos, Técnico de balanças (eletrônicas), Técnico de indústria eletrônica, Técnico de laboratório de eletrônica de automação, Técnico de rádio e televisão, Técnico de sistema de automação industrial, Técnico eletrônico em geral.

 

• Competências profissionais específicas

Seguindo as disposições contidas no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, o Técnico em Eletrônica egresso do curso ofertado pelo IFMG Campus Sabará deverá ser um profissional capaz de:

- Participar do desenvolvimento de projetos;

- Executar a instalação e a manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos;

- Realizar medições e testes com equipamentos eletrônicos;

- Executar procedimentos de controle de qualidade e gestão da produção de equipamentos eletrônicos.

 

Mercado de Trabalho:

O profissional com habilitação Técnica em Eletrônica pode atuar nos diversos segmentos do mercado, tais como: Indústrias, laboratórios de controle de qualidade e de manutenção, empresas de automação industrial, eletrônica embarcada, informática, telecomunicações e produtos eletrônicos. Ele também pode atuar como profissional autônomo.

 

Informações Gerais:

Modalidade/turno: Subsequente/Presencial/Noturno

Tempo de integralização: Mínimo: 2 (dois) anos / Máximo: 4 (quatro) anos                                       

Carga horária total do curso: 1.200 horas

Título após a conclusão do curso: Técnico em Eletrônica                                        

Número de vagas oferecidas: 40 vagas por processo seletivo 

Requisito: Ensino Fundamental completo