Você está aqui: Página Inicial > NOSSOS CURSOS > Nível Técnico - Ensino Médio > Técnico Integrado em Informática
conteúdo

Técnico Integrado em Informática

por ana.guimaraes publicado 03/06/2016 15h50, última modificação 07/11/2023 21h17
Coordenador do curso: Prof. Me. Luiz Guilherme Hilel Drumond. Email: coordinf.sabara@ifmg.edu.br
0 ícone inf e bsi.png Turno: Integral diurno
Duração: 3 anos
Vagas: 35
Ingresso: Processo seletivo de Vestibular, Transferência Externa e Interna              


Apresentação:

O curso Técnico em Informática, integrado ao Ensino Médio, visa formar o profissional capaz de instalar componentes básicos de software e hardware; projetar e desenvolver sistemas para ambientes intranet e internet; desempenhar funções intermediárias em empresas que não tenham como atividade fim a prestação de serviços de informática, dentre as quais podem ser citadas: manutenção de computadores, desenvolvimento de softwares aplicados à atividade da empresa, instalação e configuração de computadores em rede e criação de publicação de páginas na Internet. Além da formação profissional descrita, o curso confere ao estudando o certificado de conclusão do Ensino Médio, dando-lhe condições de prosseguir nos estudos, caso seja seu desejo.

 

2019

→ Projeto Pedagógico do Curso - 2019  (Em breve)

→ Matriz Curricular - PPC 2019 

 → Disciplinas e Carga Horária - Matriz 2019  

→ Manual de Atividades Complementares (Atualizado em 13/01/2022)

 

2017

→ Projeto Pedagógico do Curso - 2017 

→ Matriz Curricular

→ Disciplinas e Carga Horária

→ Resolução 004/2016 - Processo de recuperação nos Cursos Técnicos de Nível Médio do IFMG Campus Sabará.

 → Lista de materiais para aulas práticas para os alunos do 1º ano, relativo à disciplina de Elétrica Básica. Para comprar 2019 

Objetivos do curso:

• Objetivo Geral
O curso Técnico em informática integrado ao ensino médio tem por objetivo proporcionar ao aluno conhecimentos teóricos e práticos necessários a formação profissional e acadêmica. Desta forma, o aluno será preparado para exercer sua atividade profissional de forma eficiente e eficaz. Como se trata de uma oferta integrada ao ensino médio, também é objetivo do curso preparar e favorecer para que o aluno continue sua formação acadêmica por meio do ingresso em cursos superiores. Além disso, o curso visa contribuir para a formação de cidadãos cientes de seus direitos e obrigações, cujas atitudes sejam norteadas por critérios éticos e pelo respeito ao meio ambiente.

• Objetivos Específicos
- Formar profissionais aptos a verificar, avaliar e manipular tecnologias tanto no âmbito de ferramentas de software quanto de hardware.
- Proporcionar aos alunos a aquisição de conhecimentos sólidos na área de tecnologia da informação de forma a possibilitar a produção de bens e serviços.
- Trabalhar temas gerais abrangendo, por exemplo, lógica e linguagens de programação, sistemas operacionais, hardware, redes de computadores e banco de dados.
- Aprofundar nas áreas de estudo hardware, redes de computadores e no desenvolvimento de aplicações Web.
- Colaborar com o desenvolvimento tecnológico do país preparando profissionais aptos a desenvolver e prestar suporte nas mais diversificadas tecnologias.

Perfil Profissional:

O Perfil do egresso dos cursos técnicos integrados do IFMG Campus Sabará deve ser pensado e construído com base nos quatro pilares da educação para o século XXI, de acordo com modelo proposto pela UNESCO, ou seja, deverá propiciar ao discente: I - Aprender a aprender; II - Aprender a fazer; III - Aprender a viver com os outros; IV - Aprender a ser. Nesse sentido, deseja-se que os egressos do curso Técnico em Informática sejam cidadãos cientes de seus direitos e obrigações, cujas atitudes sejam norteadas por critérios éticos e pelo respeito ao meio ambiente.

Competências Profissionais Gerais
As competências profissionais gerais do Técnico em Informática são aquelas relacionadas ao eixo tecnológico “Informação e Comunicação”. Assim, espera-se que o egresso seja capaz de realizar ações de concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e telecomunicações; especificar componentes ou equipamentos, fornecer suporte técnico, procedimentos de instalação e configuração, realizar testes e medições, utilizar protocolos e arquiteturas de redes, identificar meios físicos e padrões de comunicação; ser apto a adequar-se a necessidade de constante atualização tecnológica.

 Os profissionais técnicos em informática que mais tem se destacado no mercado atual são aqueles voltados para a análise de situações relacionadas ao funcionamento do computador e aqueles que dominam tecnologias web. Sendo assim, a formação profissional no IFMG Campus Sabará focará em manutenção de computadores e redes, e desenvolvimento de aplicações Web. Este profissional pode atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, especialmente envolvendo programação e manutenção de computadores. Outra possibilidade é exercer a profissão como um trabalhador autônomo, por meio da prestação de serviço e manutenção de informática.

O Técnico em Informática pode também continuar sua formação acadêmica em cursos de graduação na área de Tecnologia da Informação como, por exemplo, no curso em Bacharelado de Sistemas de Informação, também ofertado no IFMG - Campus Sabará, de forma a ampliar seus conhecimentos.

Competências Específicas
Seguindo as disposições contidas no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, o Técnico em Informática egresso do curso ofertado pelo IFMG Campus Sabará será um profissional capaz de desenvolver programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação; utilizar ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados; realizar testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados; executar manutenção de programas de computadores implantados; instalar sistemas operacionais para desktop e servidores; realizar manutenção de computadores de uso geral; instalar e configurar redes de computadores locais de pequeno porte.

• Características do saber-ser
Buscando atender aos direcionamentos legais e às exigências do mercado de trabalho e baseando-se nos quatro pilares da educação – aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos (atitude) e aprender a ser (ação-reflexão-ação), o Curso Técnico em Informática busca dar uma formação holística aos alunos, tornando possível o exercício de suas funções no mercado de trabalho com características e capacidades que os permitirão agir com tolerância; demonstrar facilidade de comunicação, verbal e escrita; agir com ética profissional; tomar iniciativa; atuar com flexibilidade; evidenciar comprometimento; trabalhar em equipe; agir com eficiência e eficácia.

Desta maneira, pretende-se formar Técnicos em Informática capazes de atuar em qualquer tipo de organização, dando apoio em qualquer atividade de sistema da informação. Este profissional é direcionado a ocupar os cargos/funções como: criador de sites (web designer), instrutor de informática, monitor de informática, operador de computador, administrador de rede, programador, webmaster e, ainda, desenvolver trabalhos relacionados à manutenção de computadores.
 

Mercado de Trabalho:

São esferas de atuação dos profissionais egressos: instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, especialmente envolvendo a programação de computadores. Algumas das oportunidades emergentes no campo da tecnologia da informação no estado de Minas Gerais e na região metropolitana de Belo Horizonte, são:

- MGTI: tem como objetivo aumentar o rendimento do setor de TI no Estado até o ano de 2022, fazendo com que Belo Horizonte se torne a capital de TI e Minas Gerais uma das principais referências na área.
- San Pedro Valley: polo de empreendedorismo digital que abriga atualmente mais de 206 startups nas proximidades do bairro São Pedro em Belo Horizonte.
- BHTec: parque tecnológico de Belo Horizonte que funciona como um condomínio para abrigar empresas que se dedicam a investigar e produzir novas tecnologias e centros públicos e privados de Pesquisa & Desenvolvimento. Este projeto tem como visão ser um centro de referência nacional na geração e transferência de conhecimento e tecnologia.
 

Informações Gerais:

Modalidade/turno: Integrado/presencial/Integral diurno
Tempo de integralização: Mínimo: 3 (três) anos / Máximo: 6 (seis) anos                                       
Carga horária total do curso: 3.200 horas
Carga Horária Específica da Parte Profissionalizante: 1.210 horas
Título após a conclusão do curso: Técnico em Informática                                             
Duração do curso: 3 (três) anos
Número de vagas oferecidas: 35 vagas
Requisito: Ensino Fundamental completo