Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Superior > Engenharia de Produção
conteúdo

Informações do curso Bacharelado em Engenharia de Produção

por Ronaldo Fernandes Roque publicado 27/07/2016 10h00, última modificação 27/02/2024 12h51

E-mail da coordenação do cursocoenp.gv@ifmg.edu.br

Ato Legal de Autorização: Portaria nº 498 de 27 de junho de 2011

Portaria de reconhecimento do curso: Portaria nº 211 de 22 de Junho de 2016

Nível: Superior

Curso: Bacharelado em Engenharia de Produção

Modalidade oferecida: Bacharelado

Modalidade de ensino: Presencial

Requisito de entrada: Ensino Médio completo

Turno: Noturno

Duração: 5 anos

Vagas: 40 (anual)

Regime de matrícula: Semestral por disciplina

Formas de ingresso: Vestibular, SiSU, Transferência externa e Obtenção de novo título

Coordenadora: Prof.ª Thalita Rabelo Almeida dos Santos

Vice-Coordenador: Prof. Heitor Cardoso de Brito

Contato: (33) 3022-7800 | Ramal 7812

Local: Avenida Minas Gerais, nº 5.189, Ouro Verde, Governador Valadares-MG

Avaliação MEC: Nota 4

Descrição básica do curso e perfil do profissional: O engenheiro de produção deve estar apto a solucionar problemas ligados às atividades de projeto, implantação, operação, gerenciamento e manutenção de sistemas de produção de bens e/ou serviços, buscando estabelecer interfaces entre as áreas técnicas e administrativas da empresa, priorizando o trabalho em equipe.

O que é? É o ramo da engenharia que trata do projeto, aperfeiçoamento e implantação de sistemas integrados de pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia, para a produção de bens e serviços, de maneira econômica, respeitando os preceitos éticos e culturais. O curso enfoca as disciplinas básicas de engenharia (cálculo, física, química e informática) e específicas nas áreas de Logística, Pesquisa Operacional, Engenharia da Qualidade, Engenharia do produto, Engenharia Organizacional, Engenharia Econômica, Engenharia do Trabalho e Sustentabilidade.

Onde trabalhar? O profissional pode atuar na gestão de diversos processos produtivos, como uma lanchonete, uma empresa de transporte, um hospital, onde faz toda a coordenação da produção. Bancos, financeiras e administradoras de cartão de crédito procuram o formado para atuar na gestão de carteiras e análise de investimentos. Em hospitais, ele cria estratégias para agilizar os processos de atendimento aos pacientes e melhorar o funcionamento da empresa.

O que se estuda no curso? O curso enfoca as disciplinas básicas de engenharia, com bastante cálculo, como matemática, física, química e informática. E também matérias específicas de produção, como gestão de investimentos, organização do trabalho e economia e estratégia de empresas.

Mercado de trabalho - Atua na área industrial principalmente no Planejamento e Controle da Produção, na Gestão da Qualidade, na Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos, na Gestão dos Processos Produtivos, no Planejamento Financeiro, no Estudo de Viabilidades, na Logística Empresarial etc. Serviços: em consultorias empresariais, empresas de transportes e distribuição, empresas de prestação de serviços em geral, hotéis, bancos etc. Agroindustrial: é habilitado a participar das várias fases do processo produtivo primário, mas atua principalmente na área de Logística. Comércio: devido à sua formação de caráter generalista e sua forte visão de negócios, é também atuante no setor comercial, onde se destaca pelo Empreendedorismo.

Documentos:

Relatório Final - ENADE 2014 - Eng. de Produção - IFMG-GV

Relatório de Avaliação MEC 2015 - Visita e Reconhecimento Eng. Produção - IFMG-GV

Normativa nº 1 de 20 de out de 2020 - regulamentação de alunos que se encontrem em situação diferenciada

ITEM DESCRIÇÃO LINK
Projeto Pedagógico de Curso (PPC)

Documento orientador de um curso que traduz as políticas acadêmicas institucionais com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Entre outros elementos, é composto pelos conhecimentos e saberes necessários à formação das competências estabelecidas; estrutura e conteúdo curricular; ementário; bibliografia básica e complementar; estratégias de ensino; docentes; recursos materiais; laboratórios e infraestrutura de apoio ao pleno funcionamento do curso.

Matriz Curricular Lista o conjunto de disciplinas, pré-requisitos e correquisitos a serem cursadas ao longo do curso de acordo com o período de entrada do aluno.
Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho apresentado como requisito obrigatório para formação do aluno. No curso de engenharia de produção, o desenvolvimento do TCC é dividido em duas disciplinas: Projeto em Engenharia I e Projeto em Engenharia II, que devem ser cursadas no 9º e 10º período, respectivamente. A normativa nº01_2016 é válida para todos os alunos que se matriculem nessas disciplinas a partir do semestre 2016.2
Estágio Proporciona ao aluno o contato com o mundo do trabalho, permitindo que teorias aprendidas em sala de aula sejam colocadas em prática, fazendo com que o aluno consolide sua formação e quando formado mais consciente do que lhe será exigido como profissional.

Regulamento de Estágio e documentos - IFMG

Lei do Estágio

Plano de Atividades de Estágio

Acompanhamento Semanal do Estágio

Avaliação do Estagiário pela Unidade Concedente

Regulamento para elaboração de relatório final de estágio

Avaliação do Estágio pelo estagiário

Consolidação de Avaliação do Estágio pelo Orientador

Termo Aditivo

Termo de Recisão

Orientações da Avaliação para a Banca Examinadora de Estágio Curricular

Avaliação de Defesa do Estágio pela Banca

Consolidação das Notas Concedidas pela Banca e Empresa

Carga Horária de Estágio Curricular

Normativa sobre Avaliação Discente no IFMG-GV Conjunto de normas relativas à padronização de distribuição de pontos, período de realização de provas, avaliação substitutiva.

    Normativa sobre Avaliação Discente

    Resolução nº 003 – Avaliação Substitutiva

    Atividades Complementares de Graduação (ACG) Componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridos fora do ambiente escolar. Normativa nº 03/2012 (ACG)
    Links importantes Link da biblioteca com revistas digitais. Links Importantes

    Regulamento de ensino

    IFMG

    Conjunto de normas que disciplinam as atividades de ensino comuns aos vários órgãos e setores integrantes da estrutura organizacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), com o objetivo de complementar e normatizar as disposições estatutárias e regimentais gerais. Regimento de Ensino (pdf)

    Regimento Interno

    IFMG-GV

    Conjunto de normas que disciplinam as atividades comuns aos vários órgãos e serviços integrantes da estrutura organizacional do Instituto Federal de Minas Gerais, Câmpus Governador Valadares. Regimento Interno (pdf)