Informações do curso Técnico em Segurança do Trabalho - Subsequente
E-mail da coordenação: coordenacao.tst.gv@ifmg.edu.br
Ato Legal de Criação: Resolução nº 34 de 17 de junho de 2011
Ato Legal de Autorização: Portaria nº 497 de 27 de junho de 2011
Nível: Técnico
Curso: Segurança do Trabalho
Modalidade de ensino: Presencial
Modalidade oferecida: Subsequente
Requisito para ingresso: Ensino médio completo
Turno: Noturno
Duração: 1,5 anos
Vagas ofertadas: 40 (por ano)
Regime de matrícula: Semestral/ por módulo
Formas de ingresso: Processo seletivo e transferência
Eixo tecnológico: Segurança
Coordenadora: Profª. Letícia Efrem Natividade de Oliveira
Vice-Coordenadora:
Contato: (33) 3022-7800 | Ramal 7812
Local: Avenida Minas Gerais, 5189, Ouro Verde. Governador Valadares-MG
Descrição básica do curso e perfil do profissional: O técnico em Segurança do Trabalho deve estar apto a desempenhar atividades de vistoria, perícia, avaliação e emissão de pareceres sobre a qualidade dos diversos processos e das condições de trabalho, bem como pesquisa e aplicação técnica, com vistas à qualidade de vida dos trabalhadores e do meio ambiente, por meio da promoção da saúde, prevenção de acidentes, doenças do trabalho e acidentes industriais, bem como impacto sobre os ecossistemas.
Técnico em Segurança do Trabalho
O profissional atua na área de segurança e saúde do trabalhador.
O que faz?
Elabora, participa da elaboração e implementa políticas de saúde e segurança no trabalho; realiza auditoria, acompanhamento e avaliação na área; identifica variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança no trabalho; participa de perícias e fiscalizações e integra processos de negociação. Participa da adoção de tecnologias e processos de trabalho; gerencia documentação; investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle. Gerencia riscos de acidentes e doenças do trabalho através de ferramentas básicas de sistema de gestão em SST.
Área de atuação: É bastante ampla. Atua em todas as esferas da sociedade onde houver trabalhadores. Em geral, em fábricas de alimentos, construção civil, hospitais, empresas comerciais e industriais, grandes empresas estatais, mineradoras e de extração. Também pode atuar na área rural em empresas agroindustriais.
Laboratórios: O laboratório dos cursos de Segurança do Trabalho do campus Governador Valadares nas modalidades integrado e subsequente conta com instrumentação técnica para atender às exigências das Normas Regulamentadoras 09, 15 e 17 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e legislação previdenciária. Além de proporcionar ao aluno a prática didático-pedagógica necessária ao bom desempenho profissional.
Documentos:
Projeto Pedagógico do Curso (PPC)